Na sessão da CPI da Petrobras desta quinta-feira, as propinas pareceram ter ficado em segundo plano. Um servidor resolveu soltar pelo menos cinco roedores quando Vaccari entrou na sala e, além de causar tumulto, abriu espaço para uma mistura de política com biologia.

Continua depois da publicidade

AO VIVO: acompanhe o depoimento de Vaccari na CPI da Petrobras

Homem que soltou roedores na CPI da Petrobras será exonerado

É que quando a bancada petista tomou a palavra para fazer perguntas a Vaccari, o deputado Valmir Prascidelli (SP) resolveu citar os roedores para atacar oposicionistas.

– Quem vem aqui e solta ratos pode ser ainda mais rato ainda. Fazem isso e, depois, não querem discutir o fim do financiamento privado das campanhas – afirmou o petista.

Continua depois da publicidade

Veja imagens da confusão causada pelos ratos no salão da Câmara:

Ratos tumultuam depoimento de Vaccari à CPI da Petrobras

Em seguida, a parlamentar gaúcha Maria do Rosário, também do PT, afirmou estar de acordo com a decisão da presidência da Casa em demitir o servidor responsável pelos animais. E acrescentou:

– Quero que isso seja investigado. Quero saber quem mandou soltar esses ratos.

– Não são ratos! São hamsters! – gritou alguém do salão.

Doleiro diz que foi “leva e traz” de corruptos e corruptores

Troca de e-mails entre Youssef e empreiteiro registra “doações”

Mas, afinal, que bichos ganharam os holofotes do Congresso nesta quinta-feira?

O professor Marcos Marreiro Villela, do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), identifica duas espécies diferentes entre os pequenos roedores que foram soltos no plenário: hamster dourado e esquilo-da-mongólia.

– O hamster dourado (espécie Mesocricetus auratus) é muito comum no país, sendo vendido como animal de estimação e criado em gaiolas. Normalmente são dóceis com seres humanos, mas não convivem muito bem juntos – descreve Villela, coautor do livro Glossário de Zoologia.

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados / Divulgação

A outra espécie, apesar de ser conhecida popularmente como “esquilo”, é um roedor muito parecido com o hamster e frequentemente adotado como mascote.

Continua depois da publicidade

– De cauda longa e peluda na ponta, o gerbo ou esquilo-da-mongólia (espécie Meriones unguiculatus) também é vendido como animal doméstico. Ele se popularizou no Brasil há pouco tempo.

Além dessas espécies, ao menos dois ratos cinzas, sem raça aparente, também chamaram atenção no plenário da CPI da Petrobras antes de serem recolhidos pela Polícia Legislativa.

Leia todas as notícias sobre Operação Lava-Jato

Funcionário da 2ª vice-presidência da Câmara será demitido

O homem que soltou os roedores na CPI da Petrobras na manhã desta quinta-feira foi identificado e será demitido, informou a assessoria de imprensa da Câmara de Deputados. Márcio Martins de Oliveira tem cargo de natureza especial (CNE), ou seja, um cargo de confiança na segunda vice-presidência da Câmara.

* Zero Hora