Soberano, Lewis Hamilton venceu o GP da Espanha e, com o quarto triunfo consecutivo, assumiu a liderança do campeonato de F-1. A conquista veio após um duelo de estratégia eletrizante com o companheiro Nico Rosberg, que chegou 0,6 segundo atrás.

Continua depois da publicidade

Com pneus mais macios e desgastados no final, Hamilton teve de conter o ímpeto do alemão, que reduziu a diferença, mas, assim como no Bahrein, não conseguiu ultrapassar. Assim, o britânico tomou a liderança da temporada, com três pontos de vantagem.

LEIA MAIS NO BLOG DA FÓRMULA-1

Quase 50 segundos depois, cruzou em terceiro Daniel Ricciardo (Red Bull), que completou o pódio. Em seguida, veio um excepcional Sebastian Vettel, em uma reação impressionante.

Largando em 15º – depois de não participar do Q3 e ser punido com a perda de cinco posições -, o tetracampeão reagiu, fez várias ultrapassagens e ainda cravou a volta mais rápida da corrida.

Continua depois da publicidade

No top 10, destaque ainda para o ótimo quinto lugar de Valtteri Bottas (Williams) e para o oitavo de Romain Grosjean (Lotus), esboçando uma reação até então inesperada. E, ainda, para Fernando Alonso deixando o companheiro de Ferrari Kimi Raikkonen para trás, de novo.

Para Felipe Massa, que completou um ano sem subir ao pódio, a prova foi um fracasso. Depois de uma largada regular saindo de nono, o brasileiro parou três vezes nos boxes e amargou um frustrante 13º lugar. Vive uma tremenda má fase.

Com o resultado da Espanha, Felipe está agora 22 pontos atrás do companheiro, em uma decadência preocupante. Terá de remar muito para reconquistar a confiança de um time cada vez mais empolgado com Bottas.

O próximo desafio da F-1 será em Mônaco, no dia 25. No ano passado, Rosberg venceu no Principado. Conseguirá emparelhar a disputa com Hamilton pelo título? O duelo particular – e emocionante – está cada vez mais acirrado.

Continua depois da publicidade

O resultado na Espanha

1º – Hamilton (Mercedes)

2º – Rosberg (Mercedes)

3º – Ricciardo (Red Bull)

4º – Vettel (Red Bull)

5º – Bottas (Williams)

6º – Alonso (Ferrari)

7º – Raikkonen (Ferrari)

8º – Grosjean (Lotus)

9º – Pérez (Force India)}

10º – Hulkenberg (Force India)

13º – Massa (Williams)

Melhor volta: Sebastian Vettel (Red Bull), com 1m28s918

O campeonato

1º – Hamilton (Mercedes): 100 pontos

2º – Rosberg (Mercedes): 97

3º – Alonso (Ferrari): 49

4º – Vettel (Red Bull): 45

5º – Ricciardo (Red Bull): 39

12º – Massa (Williams): 12

Próxima corrida: Mônaco, em 25 de maio