O recesso de verão na Europa não mudou a rotina na Fórmula-1. Depois de um mês de “férias”, os carros voltaram para a pista nesta sexta-feira, para os treinos livres do GP da Bélgica, 12ª das 19 etapas da temporada. E a Mercedes continuou ditando o ritmo, com seus pilotos, o inglês Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg, duelando pelas duas primeiras posições.

Continua depois da publicidade

.: Confira o blog sobre Fórmula-1

Líder do campeonato, Rosberg foi o mais rápido no primeiro treino livre desta sexta-feira, com a marca de 1min51s577, seguido de perto por Hamilton, que fez 1min51s674. Mas os papéis se inverteram na segunda sessão do dia, quando todos os pilotos melhoraram seus tempos.

Assim, o inglês levou a melhor sobre o alemão na disputa interna da Mercedes e ficou na frente. Com a marca de 1min49s189, Hamilton terminou o dia com o melhor tempo registrado no circuito de Spa-Francorchamps, deixando seu companheiro Rosberg em segundo lugar com 1min49s793.

Nas duas sessões realizadas nesta sexta-feira, a terceira posição ficou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que fez 1min49s930 na sua volta mais rápida. Apesar da boa performance nos treinos livres, Alonso dificilmente vai ameaçar os dois carros da Mercedes no treino de classificação deste sábado, que começa às 9 horas (horário de Brasília), em Spa-Francorchamps.

Continua depois da publicidade

A disputa pela pole position deve ficar novamente entre Hamilton e Rosberg, assim como tem acontecido durante quase toda a temporada. Rosberg já conseguiu ser pole position seis vezes na atual temporada – incluindo as três últimas provas -, enquanto Hamilton largou na primeira colocação em quatro etapas.

Até agora, o único a quebrar o domínio da Mercedes nos treinos de classificação em 2014 foi o brasileiro Felipe Massa, que colocou sua Williams na frente do grid no GP da Áustria. Massa, inclusive, conseguiu um bom resultado nos treinos desta sexta-feira, ao registrar o quarto melhor tempo do dia, com 1min50s327. Assim, mostrou grande evolução entre as duas sessões, depois de ter sido apenas o 15º colocado na primeira delas, e também superou o seu companheiro, o finlandês Valtteri Bottas, que ficou em sexto lugar (1min50s677).

– Foi uma boa sexta-feira para nós, sem qualquer problema. Conseguimos continuar com nosso aprendizado no carro – comentou o piloto brasileiro, que, no entanto, reconheceu a força dos líderes do campeonato.

– A Mercedes ainda está muito forte e parece ter boa vantagem sobre todos. Mas teremos uma boa oportunidade para lutar pelo pódio – disse.

Continua depois da publicidade

Em sua primeira avaliação sobre o fim de semana, o brasileiro da Williams acredita que a degradação dos pneus continuará sendo chave na disputa do GP da Bélgica.

– Percebemos um certo desgaste e isso significa que o desgaste dos compostos será crucial na estratégia da corrida – avaliou Massa, que espera ter melhor sorte na segunda metade da temporada.

Depois de enfrentar seguidos problemas na primeira metade da temporada, Massa conseguiu somar apenas 40 pontos, o que lhe deixou em nono lugar no campeonato. Bottas, por sua vez, aparece na quinta posição, com 95. Ambos, porém, estão muito longe dos pilotos da Mercedes: Rosberg lidera a Fórmula 1 com 202 pontos, seguido por Hamilton, que tem 191.