Parecia mais uma daquelas corridas monótonas na história da F1, Rosberg se aproximava de mais uma vitória, aumentando a vantagem sobre seu companheiro, até que na última volta tudo mudou. Hamilton tentou ultrapassar Rosberg e o alemão fechou a porta, os dois se tocaram e o líder do campeonato acabou ficando com a asa quebrada, deixando a vitória no colo do inglês.
Continua depois da publicidade
Com a asa quebrada, Rosberg perdeu a segunda e a terceira colocação, terminando em quarto. O restante do pódio foi composto pelo jovem Max Verstappen, que fez uma excelente corrida, como Kimi Raikkonen em terceiro. A surpresa também foi a excelente corrida de Pascal Wehrlein, que com a fraca Manor, terminou na décima colocação, marcando o primeiro ponto para a equipe.
Leia mais:
Massa não descarta trocar de equipe para seguir na Fórmula-1 em 2017
Felipe Nasr pode deixar a Sauber no fim desta temporada
Continua depois da publicidade
Sebastian Vettel: “A Ferrari está no caminho certo”
A corrida
Na largada Hamilton pulou na frente, seguido por Jenson Button, Raikkonen e Hulkenberg. Rosberg ultrapassou Ricciardo e subiu para quinto. Kvyat abandonou logo no começo com problemas em seu carro.
Raikkonen começou a pressionar Button, em busca pela segunda colocação, enquanto Rosberg pressionava Hulkenberg, até conseguir na volta seis, assumindo a quarta posição, Verstappen e Vettel também passaram pr Hulk na sequência. E na volta sete, finalmente Kimi conseguia a segunda colocação.
Na volta seguinte, Rosberg também superou Button. Na volta 10 começaram as trocas. Hulk e Button foram os primeiros a parar, depois foi Bottas e Sainz na mesma balada. No giro seguinte, Rosberg foi para a troca, colocando pneus macios, para conseguir fazer um stint mais longo. Massa que largou dos boxes, estava em décimo primeiro quando foi para os boxes e colocou pneus macios.
Enquanto Hamilton ia tranquilo na frente, Raikkonen se esforçava para tirar a diferença de quase cinco segundos. A chuva começou a se aproximar, já começando a cair algumas gotas na reta dos boxes. Nasr, que largou de pneus macios, fazia uma excelente prova, estando na oitava colocação.
Continua depois da publicidade
Na volta 22, Hamilton finalmente foi para os boxes e teve um problema em sua troca, perdendo muito tempo, com isso, na volta, Rosberg voltou à sua frente.
Na volta 27, o pneu traseiro de Vettel, estourou no meio da reta e acabou batendo no muro, provocando a entrada do Safety Car. O piloto da Ferrari ainda não tinha parado para fazer a troca. Durante o Safety Car, os carros passavam por dentro do pitlane, enquanto a reta dos boxes estava sendo limpada.
No final da volta 31, o Safety Car retornou aos boxes e na relargada, Rosberg se mandou na frente, deixando Hamilton para trás. Nico começou a abrir em relação ao seu companheiro.
44 voltas depois da largada, Nasr finalmente foi para os boxes, retornando para a pista com pneus supermacios. Hamilton começou a se aproximar de Rosberg, que já tinha os pneus bem mais desgastados. Na volta 54, a diferença entre os dois era de um segundo, até que, na volta seguinte, o inglês antecipou seu pit-stop para tentar superar Rosberg, quando parasse, no giro seguinte, Rosberg foi e voltou à frente de Lewis. A diferença nesta parada é que o piloto do carro 44 colocou pneus macios, enquanto o do carro 6, colocou supermacios, que teoricamente é mais rápido, porém, se desgasta muito rápido também.
Continua depois da publicidade
Na volta 61, Rosberg ultrapassou Verstappen que estava na liderança, deixando a encrenca para Hamilton, duas voltas depois, o tricampeão do mundo também realizou a ultrapassagem no jovem da Red Bull.
Felipe Massa que estava fazendo uma corrida discreta, abandonou na volta 65, Hulkenberg e Alonso também abandonaram, enquanto isso, Raikkonen se aproximava de Verstappen, em busca do pódio e Hamilton pressionava Rosberg em busca da vitória.
Na última volta tudo aconteceu, Hamilton foi pra cima de Rosberg com tudo, o alemão fechou a porta e o inglês saiu da pista e quando voltou, os dois se tocaram, quebrando a asa dianteira, Hamilton assumiu a ponta, vencendo a prova, a segunda colocação ficou com Max Verstappen, seguido por Kimi Raikkonen. Nico Rosberg, se arrastando, terminou ainda na quarta colocação.