Com dois álbuns lançados em 2013, Hamilton de Holanda é uma das referências nacionais quando se fala em solistas. Ele figurou em tal categoria no Prêmio da Música Brasileira de 2009 a 2012 e é conhecido pela mistura de estilos ao brasileiríssimo instrumento que o acompanha, o bandolim. O músico é o destaque deste ano do Floripa Instrumental, que começa hoje no Ribeirão da Ilha, na Capital.

Continua depois da publicidade

A abertura do evento, na noite desta sexta-feira, fica por conta do show Guitarra Brasileira, com os músicos Arismar do Espírito Santo, Mazin Silva, Alegre Correa e Leandro Fortes. No fim de semana as apresentações começam mais cedo, nos palcos montados na pracinha e também na praia.

Com o casario antigo e as luzes do fim de tarde características do Sul da Ilha, os espetáculos não são só sonoros, mas também visuais. Depois de uma roda de chorinho na tarde de sábado, a noite promete com o show do virtuoso Holanda, seguido de show da banda Os Skrotes, que apresenta o novo CD, Nessum Dorma, viabilizado por financiamento coletivo e lançado no dia 7 de setembro.

O domingo será marcado por atrações catarinenses, com o PercuSax, de Itajaí, e a dona da casa Banda da Lapa. Para encerrar o evento, a mistura do choro tradicional à sofisticação harmônica da bossa nova com a sonoridade de Choro a Quatro – trabalho inédito do compositor e produtor Luiz Sebastião em parceria com Fábio Mello, Fábio Carlesso e Neno Moura. O projeto que transita da mazurca ao baião se propõe a renovar o choro e apresentar ao público mais jovem às origens da música popular brasileira.

Evento já consolidado no calendário da cidade, o Floripa Instrumental é realizado no Ribeirão da Ilha desde 2009 e já trouxe músicos de renome como Yamandu Costa, Renato Borghetti e Naná Vasconcelos.

Continua depois da publicidade

Agende-se

O quê: Floripa Instrumental

Onde: Freguesia do Ribeirão da Ilha, Florianópolis

Quando: Sexta-feira das 21h às 2h. Sábado das 16h às 2h. Domingo das 15h às 19h

Quanto: gratuito

Programação

Sexta-feira (4/10)

21h – Guitarra Brasileira, com Arismar do Espírito Santo, Mazin Silva, Alegre Correa e Leandro Fortes

23h – Jam session

Sábado (5/10)

16h – Roda de choro

21h – Hamilton de Holanda

23h – Os Skrotes

Domingo (6/10)

15h – Percusax

16h – Banda da Lapa

17h – Choro a Quatro