Pela segunda vez no ano, há um treino com chuva na Fórmula 1 e, novamente, Felipe Massa viu o rendimento da sua Williams cair e encerrar o treino em uma posição ruim de largada. Melhor para Hamilton, que provou a força de sua Mercedes e cravou a pole, com o tempo de 1m59s431, seguido de muito perto por Sebastian Vettel, da Red Bull, com 1m59s486 e Nico Rosberg, com 2m00s050. Fechando a segunda fila, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, na casa de 2m00s175. Na terceira, Ricciardo, da Red Bull, com2m00s541, e Raikkonen, da Ferrari, com a marca de 2m01s218, dividirão a primeira curva na Malásia.

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Na parte final do treino, o erro de estratégia da McLaren custou melhor posição aos seus carros, com Magnussen em oitavo (2m02s213) e Button apenas em décimo (2m04s053), ambos iniciando a sessão final com pneus intermediários. Os dois “intrusos” no Q3, Nico Hulkenberg, da Force India, e Jean Eric Vergne, da STR, fecharam o treino na sexta e sétima posições, respectivamente, com os tempos de 2m02s712 e 2m03s078.

As surpresas do treino ficaram por conta do Q2, que viu a eliminação de ambos os carros da Williams, com Felipe Massa largando apenas em 13º, com o tempo do Q2 de 2m02s460, e seu companheiro, Valtteri Bottas, duas posições atrás, na casa de 2m02s756.

O TREINO

Com atraso e chuva, mas sem surpresas

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Após muita chuva e 50 minutos de atraso, o treino iniciou com a Mercedes puxando a fila dos carros, tentanto evitar um pior ponto do circuito com menor visibilidade, além de aguardar nova chuva e, com isso, tentar garantir o melhor tempo mais rapidamente. E foram assim os primeiros 18 minutos de treino na Malásia.

Os pilotos deixaram os boxes com pneus intermediários, apesar da fortíssima chuva que caiu no circuito, mostrando que a drenagem do circuito de Sepang estava em dia. Garantindo um tempo 1s500 mais rápido que os concorrentes, já na primeira volta, a Mercedes apenas utilizou a segunda metade do Q1 para aquecer os pneus e, com a volta da chuva, garantiram a classificação facilmente.

Com 35 segundos para o final do treino, uma bandeira vermelha encerrou o Q1, após uma batida de Ericsson, da Caterham, que pisou na zebra durante uma curva e atingiu o muro, enchendo a pista de detritos e sujeira. Entre os eliminados, as habituais Caterham e Marussia, com Ericsson, Kobayashi, Chilton e Bianchi, alem da Sauber de Sutil e a Lotus, com Maldonado.

Pista piora e Felipe Massa fica fora da parte final

Na segunda parte do treino, mais chuva e a pista mostrou uma piora grande. Com pouquíssima visibilidade, o primeiro acidente não demorou a acontecer e, com apenas 2 minutos, antes de qualquer piloto marcar tempo, Fernando Alonso e Daniil Kvyat dividiram uma curva e se chocaram. Pior para o espanhol, que perdeu a suspensão, mas conseguiu consertar a tempo de retornar à pista. Uma bandeira vermelha paralisou a sessão que reiniciou após 5 minutos.

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Logo na primeira volta, Hamilton garantiu a liderança do Q2 e ainda melhorou seu tempo. Já o brasileiro Felipe Massa, provou que a Williams não tem bom desempenho na pista molhada e ficou fora da parte final da classificação, tentando até mesmo trocar seus pneus, de chuva para intermediário e retornando à estratégia anterior, perdendo, com isso, muito tempo e não conseguindo fechar uma boa volta encerrando o Q2 na 13ª posição, duas posições à frente de Bottas e ao lado de Kvyat, Gutierrez, Perez e Grosjeanm os outros eliminados.

– Nao é uma novidade que nosso carro não rende na chuva e foi muito dificil achar o carminho. Na Austrália conseguimos uma posição melhor, mas nao sei nem como. Nosso carro em chuva é muito diferente da condição de seco e novamente não largamos numa posição boa – disse Massa em entrevista à Rede Globo.

– Eu estava com o pneu de chuva no começo do Q2 e perguntava pelo rádio como estavam os outros pilotos, me engenheiro disse que o Bottas estava melhorando com o intermediário e eu pus o mesmo pneu, acho que foi uma falha de informação – completou.

Estratégias com os pneus e Mercedes na ponta

Com os pilotos indo cedo à pista, as diferenças ficaram nas estratégias adotadas. Raikkonen, Button e outros pilotos saíram com pneus intermediários, o que se mostrou errado, visto a grande quantidade de água na pista. Hamilton foi o primeiro a marcar um tempo forte, seguido por Sebastian Vettel.

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No final, a chuva aumentou e as condições da pista pioraram, não dando chances aos pilotos melhorarem seus tempos. Sorte dos que saíram primeiro e de Lewis Hamilton, que garantiu a pole, com Vettel em segundo e Rosberg em terceiro. Alonso fechou o treino em quarto, seguido de Ricciardo e Raikkonen. Hulkenberg encerrou a parte final do treino em sétimo, seguido por Magnussen, Vergne e Button, que com os pneus intermediários do começo ao fim, não conseguiu marcar boas voltas no Q3.

Confira o grid de largada da 2ª etapa do ano na Fórmula 1:

1 – Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – 1m599s431

2 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 1m59s486

3 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – 2m00s050

4 – Fernando Alonso (ALE) – Ferrari – 2m00s175

5 – Daniel Ricciardo (AUS) – Red Bull – 2m00s541

6 – Kimi Raikkonen (FIN) – Ferrari – 2m01s218

7 – Nico Hulkenberg (ALE) – Force India – 2m02s712

8 – Kevin Magnussen (DIN) – McLaren – 2m02s213

9 – Jean Eric Vergne (FRA) Scuderia Toro Roso – 2m03s078

10 – Jenson Button (ING) – McLaren – 2m04s053

11 – Daniil Kvyat (RUS) – Scuderia Toro Roso – 2m02s351

12 – Esteban Gutierrez (MEX) – Sauber – 2m02s369

13 – Felipe Massa (BRA) – Williams – 2m02s460

14 – Sergio Perez (MEX) – Force India – 2m02s511

15 – Valtteri Bottas (FIN) – Williams – 2m02s756

16 – Romain Grosjean (FRA) – Lotus – 2m02s885

17 – Pastor Maldonado (VEN) – Lotus – 2m02s074

18 – Adrian Sutil (ALE) – Sauber – 2m02s131

19 – Jules Bianchi (FRA) – Marussia – 2m02s702

20 – Kamui Kobayashi (JAP) – Caterham – 2m04s595

21 – Max Chilton (ING) – Marussia – 2m04s388

22 – Marcus Ericsson (SUE) – Caterham – 2m04s407