O atual bicampeão mundial Lewis Hamilton, da Mercedes, fez história logo do primeiro treino classificatório de 2016 ao conquistar a 50ª pole position da sua carreira neste sábado, em Melbourne, mas o novo formato deixou a desejar, acabando com o suspense nos minutos finais.

Continua depois da publicidade

O brasileiro Felipe Massa, da Williams, largará em sexto, enquanto seu ‘xará’ e compatriota Felipe Nasr, da Sauber, foi eliminado logo no Q1, e largará em 17º.

No circuito de Albert Park, a corrida deste domingo, Hamilton dividirá novamente a primeira linha com o companheiro de equipe Nico Rosberg.

Os dois pilotos da Ferrari largarão logo atrás, com o alemão Sebastian Vettel em terceiro e o finlandês Kimi Räikkönen em quarto.

O novo formato de classificação, decidido de última hora a poucas semanas do início da temporada, incentivou a maior parte dos pilotos, inclusive os da escuderia italiana, a não brigar pela pole para economizar os pneus para a prova.

Continua depois da publicidade

A quatro minutos do fim do Q3, Vettel e Räikkönen saíram dos seus carros, acabando com a emoção da disputa, enquanto Rosberg não conseguiu superar Hamilton. O britânico completou a melhor volta em 1:23.837, 360 milésimos mais rápido que o alemão.

Anticlimax total

“Até que algumas voltas foram legais”, minimizou Hamilton, que agradeceu a equipe pelo trabalho.

“Primeiro, tenho que tirar o chapéu para minha equipe. É o terceiro ano seguido que temos um carro super competitivo, e realmente tive prazer em guiá-lo”, vibrou o inglês de 31 anos.

Vettel, por sua vez, não poupou críticas ao formato, que já vinha criticando antes mesmo de entrar na pista.

Continua depois da publicidade

“Não vejo porque todo mundo ficou surpreso com a falta de espetáculo no treino classificatório. Todo mundo falou que iria acontecer, e acabou acontecendo”, disparou o piloto da Ferrari.

“No final da sessão, não havia mais ninguém na pista, no momento em que os fãs querem nos ver brigar no limite”, completou o tetracampeão mundial.

A grata surpresa do dia foi o quinto lugar no grid do holandês Max Verstappen, da Toro Rosso, grande revelação da temporada.

O novo formato, que prevê a eliminação de um piloto a cada 90 segundos da segunda parte de cada sessão, até apimentou a disputa no Q1 e no Q2, com carros na pista desde o início para evitar a eliminação precoce, mas o tiro saiu pela culatra, com um Q3 totalmente decepcionante.

Continua depois da publicidade

As escuderias vão se reunir no domingo, para buscar soluções e evitar que o anticlimax deste sábado se repita no futuro. De acordo com sites especializados britânicos, a reunião foi convocada pelo chefão da categoria, Bernie Ecclestone, e acontecerá pouco antes da corrida.

“A F1 vai ter que pedir desculpas aos fãs”, reclamou Christian Horner, diretor da Red Bull.

“O novo formato é podre”, concordou seu colega da Mercedes, Toto Wolff, que não gostou nada do ‘espetáculo’, apesar de ter emplacado dois pilotos na primeira fila.

Com a hegemonia da escuderia alemã confirmada logo de cara, será complicado a F1 reconquistar o interesse dos fãs, sendo que o próprio Ecclestone chamou esse domínio de “entediante” no fim do ano passado.

Continua depois da publicidade

-Resultados do treino classificatório do GP da Austrália:

1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:23.837

(velocidade médida: 227,713 km/h)

2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1:24.197

3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 1:24.675

4. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) 1:25.033

5. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Ferrari) 1:25.434

6. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1:25.458

7. Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso-Ferrari) 1:25.582

8. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer) 1:25.589

Eliminados no Q2:

9. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1:25.753

10. Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1:25.865

11. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1:25.961

12. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 1:26.125

13. Jenson Button (GBR/McLaren-Honda) 1:26.304

14. Jolyon Palmer (GBR/Renault) 1:27.601

15. Kevin Magnussen (DIN/Renault) 1:27.742

Eliminados no Q3:

16. Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) 1:27.435

17. Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) 1:27.958

18. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-TAG Heuer) 1:28.006

19. Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari) 1:28.322

20. Esteban Gutiérrez (MEX/Haas-Ferrari) 1:29.606

21. Rio Haryanto (INA/Manor-Mercedes) 1:29.627

22. Pascal Wehrlein (ALE/Manor-Mercedes) 1:29.642

-Grid de largada:

1ª fila:

Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

2ª fila:

Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)

3ª fila:

Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Ferrari)

Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)

4ª fila:

Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso-Ferrari)

Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)

5e ligne:

Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)

Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes)

6ª fila:

Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)

Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)

7ª fila:

Jenson Button (GBR/McLaren-Honda)

Jolyon Palmer (GBR/Renault)

8ª fila:

Kevin Magnussen (DIN/Renault)

Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)

9ª fila:

Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari)

Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-TAG Heuer)

10ª fila:

Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)

Esteban Gutiérrez (MEX/Haas-Ferrari)

11ª fila:

Pascal Wehrlein (ALE/Manor-Mercedes)

Rio Haryanto (INA/Manor-Mercedes)

Nota: Haryanto, autor do 21º tempo do Q1, levou uma punição de três lugares no grid por conta de um acidente com Grosjean na terceira última sessão de treinos livres.

th/eb/lg