Com um prato com pão roseta, fraldinha, bacon e queijo brie, e uma apresentação impecável, a empreendedora Elizandra da Silva, de 36 anos, é a vencedora do prêmio Hambúrguer da Hora de 2019. A competição ocorreu na manhã desta terça-feira (28) no Brasil Atacadista do Ingleses, em Florianópolis. Concorrendo com outros três finalistas, a moradora de Águas Mornas fisgou o estômago dos jurados e levou um vale-rancho de R$ 400 para casa.
Continua depois da publicidade
Quatro leitores da Hora foram finalistas do concurso. E a escolha foi difícil. O estudante Gabriel Vitor da Silva, de apenas 17 anos, usou um molho de gorgonzola que ele mesmo preparou e deixou as pessoas ao redor curiosas para experimentar. O webdesigner Dyogo Pereira do Nascimento, 29, usou bacon em fatias e um cheddar especial. Já o padeiro Habnner Pereira da Costa Kursahe, 25, fez uma carne com um tempero especial com limão, gengibre, cebolinha e cebola que deixou os jurados até confusos: por pouco ele não levou o prêmio.
Os finalistas tinham 25 minutos para preparar dois hambúrgueres. Eles mesmos escolheram as carnes no Brasil Atacadista e, em seguida, botaram a mão na massa na cozinha montada na praça de alimentação do mercado. Os jurados eram o gerente de marketing da Brasil Atacadista, Ulysses Horn; a digital influencer e colunista da Revista Versar Paula Georg; Leandro Villa, da Vulkan Burguer; e o representante da Seara, Fábio Henrique Paulino. Eles avaliaram quatro quesitos: apresentação, tempero, textura do hambúrguer e ponto da carne.

— Estava muito nervosa. Deixei a cebola caramelizada queimar e optei em não usar mais no hambúrguer. Mas a carne de 200 gramas que fiz estava no ponto e acho que o queijo brie deu o toque importante — acredita Elizandra.
No fim, os jurados nem sentiram a falta da cebola caramelizada e aprovaram o conjunto. Elizandra fez as compras com o vale-rancho logo depois da premiação e fez um estoque de ingredientes para a lanchonete que possui com o marido em Águas Mornas. Aliás, ele, Leomar Heinzen, 33, também se inscreveu com o hambúrguer queridinho dos clientes da lanchonete, com carne suína e abacaxi. Mas não teve jeito: o queijo brie foi imbatível!
Continua depois da publicidade
Confira a receita do hambúrguer de brie e bacon

Ingredientes:
1 pão roseta
160 gramas de fraldinha moída
1 cebola roxa
1 tomate sweet grape
2 folhas de alface crespa
1 colher de sopa manteiga
2 fatias de queijo brie (60 gramas)
3 fatias de bacon
1 colher sopa de molho shoyu
1 colher sopa de azeite de oliva
1 colher sopa de pimenta suave jalapeño
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
– Tempere a fraldinha com sal, pimenta do reino e um pouco de azeite de oliva;
– Faça uma bolinha com a carne de 160 gramas e, com a ajuda de um aro, coloque a carne para ganhar o formato de hambúrguer;
– Em uma chapa ou uma frigideira antiaderente frite e carne;
– Enquanto a carne frita, monte o hambúrguer. A Elizandra corta o pão roseta ao meio e passa manteiga nas duas metades;
Continua depois da publicidade
– Em seguida, sele o pão na chapa já quente;
– Após esquentar o pão, coloque a alface crespa picada, tomate sweet grape partidos ao meio e em cima anéis de cebola roxa;
– Na metade de cima do pão, passe geleia suave de pimenta jalapeño;
– Com o hambúrguer ainda na chapa, já coloque em cima dele duas fatias de queijo brie, pois elas derretem com o calor;
– Tire o hambúrguer da chapa, reserve por um ou dois minutos (para não escorrer tudo na primeira mordida);
– Neste tempo, coloque na chapa algumas fatias de bacon e cebola roxa;
– Use molho shoyu na cebola, para caramelizar;
– Depois é só colocar o hambúrguer em cima da salada, e em cima do queijo brie, coloque a cebola caramelizada e as fatias de bacon. Aí é só fechar o pão.
Continua depois da publicidade
– Para dar um toque mais visual, a Elizandra coloca um tomatinho num espeto de bambu em cima do hambúrguer. Fica lindo!