A formação de um halo solar no céu de Santa Catarina surpreendeu moradores na manhã desta quinta-feira (13). O fenômeno, que forma um arco-íris ao redor do sol, foi visto em Laguna, no Sul do Estado.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski, o halo solar aparece quando a luz do sol encontra uma nuvem formada por cristais de gelo. O fenômeno funciona como uma espécie de prisma, conforme explica o especialista.
As nuvens altas são chamadas de cirrus. A luz solar, que é uma luz branca, é refletida e muda de direção, o que faz com que, ao atingir essas nuvens, o arco-íris ao redor do sol apareça. Em alguns casos, conforme explica Puchalski, elas se configuram em outros formatos.
A refração e difração de luz acontece quando tem umidade e iluminação, conforme complementa o meteorologista da Epagri Ciram, Marcelo Martins. Segundo ele, o halo solar pode ser visto tanto no sol, quanto na lua.
Continua depois da publicidade
> Entenda o halo solar: condição dá cor aos céus de SC
– Dependendo do ângulo é possível observar. É uma refração de luz e acontece muito – explica.
O halo solar já foi visto outras vezes em Santa Catarina e, em todas as aparições, chamou atenção dos moradores das cidades.
Fenômeno no céu de Laguna
Previsão do tempo em SC nos próximos dias
A onda de calor, prevista para chegar no Estado nos próximos dias, deve predominar o clima durante o fim de semana em Santa Catarina – sábado (15) e domingo (16).
> Calorão em SC começa a elevar as temperaturas
Segundo o meteorologista do NSC Total, Leando Puchalski, o sol vai aparecer com nuvens. No entanto, as temperaturas devem passar de 30°C em todas as regiões.
Continua depois da publicidade
O calor elevado e a umidade devem gerar ainda nuvens de chuva ao longo do dia, segundo o especialista. Por esse motivo, chuva de verão poderá ser vista em algumas regiões no início da noite.
*Sob supervisão de Vinicius Dias.
Leia também
Volta às aulas em SC tem novas regras definidas em decreto
Quem pegou Covid-19 pode tomar a terceira dose da vacina?
Funcionário é flagrado furtando quase R$ 50 mil em mercadorias do patrão em SC