Para manter o sucesso de Totalmente Demais na faixa das 19h, a Globo vai apostar outra vez em um remake. Haja Coração estreia na terça-feira — sim, você leu certo, a emissora alterou a sua data habitual de estreias. É uma releitura atualizada de Sassaricando, trama de Silvio de Abreu exibida em 1987.
Continua depois da publicidade
Mariana Ximenes fará o papel que projetou Claudia Raia: Tancinha, a jovem feirante de personalidade forte que não leva desaforo para casa. Apolo, o caminhoneiro que na versão original foi interpretado por Alexandre Frota, agora ganhará vida com Malvino Salvador. Os dois viverão um romance que será afetado pelo publicitário Beto (João Baldasserini) e sua irmã Tamara (Cleo Pires). Ele se apaixonará por Tancinha, enquanto ela mostrará interesse em Apolo, formando um quarteto amoroso.
Leia mais:
Saiba quem é quem em “Haja Coração”
Continua depois da publicidade
Mariana Ximenes estrela “Haja Coração”, nova trama das sete
Tatá Werneck volta às novelas como uma filha mimada em “Haja Coração”
Saiba como serão as ações inéditas no final de “Totalmente Demais”
Além do romance entre os quatro, a história também mostrará a rivalidade entre os Di Marino, família de Tancinha, e os Abdala. De um lado está Francesca (Marisa Orth), mulher batalhadora que criou sozinha os quatro filhos — Tancinha, Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia). De outro, o rico clã chefiado por Teodora Abdala (Grace Gianoukas), esposa de Aparício (Alexandre Borges). Os conflitos começam após o desaparecimento do marido de Francesca. A mãe de Tancinha culpa Aparício pelo sumiço do pai de seus filhos e não vai descansar até descobrir o que realmente aconteceu.
A trama cheia de romance e humor escrita por Daniel Ortiz tem como cenário a cosmopolita cidade de São Paulo.
— A novela vai mostar São Paulo como ela é: uma mistura de culturas. Tem shoppings ao lado de comércios populares, tradições italianas, libanesas — conta Ortiz.
Continua depois da publicidade
Grande parte das tramas serão ambientadas nas ruas de bairros como Vila Madalena e Mooca. São essas duas regiões retratadas na cidade cenográfica construída no Projac, no Rio de Janeiro.
— Uma das minhas inspirações para a criação do cenário foi a obra do arquiteto francês Jean Nouvel, responsável pela construção do Instituto do Mundo Árabe, em Paris — entrega a cenógrafa Juliana Carneiro.
Ainda na parte da Vila Madalena, foram montados restaurantes, bares, uma livraria e uma boate, reproduzindo points da vida noturna e cultural da cidade.
Continua depois da publicidade
No ambiente que retrata a Mooca, o destaque é a feira onde Tancinha trabalha com a mãe e as irmãs. Barracas de verdade, com caldo de cana, pastel e frutas foram montadas na cidade cenográfica. Além disso, um botequim servirá de ponto de encontro dos personagens.
Embora seja uma releitura de Sassaricando, Haja Coração trará personagens inéditos, contextos e tramas diferentes da obra original.
— Além de fazer uma homenagem a São Paulo moderna, estou criando uma nova versão para uma de minhas novelas favoritas. Sassaricando já trazia em seu DNA essa mistura tão contemporânea que queríamos mostrar. Embora alguns personagens mantenham os nomes, interagem com outros novos e enfrentam os dilemas dos dias de hoje, o que nos permite contar a história de uma nova forma — ressalta Ortiz.
Continua depois da publicidade