Um adolescente de 15 anos foi identificado em operação conjunta da Polícia Civil em Pernambuco suspeito de envolvimento no ataque racista a um professor de Joinville. A situação aconteceu em agosto de 2020 durante evento online.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Nesta segunda-feira (8), a polícia identificou o adolescente que fazia parte diretamente de um grupo criminoso com atuação por diversas regiões do Brasil. O grupo disseminava conteúdo nazista e racista, além de promover os ataques a reuniões virtuais. Em Joinville, o alvo escolhido foi um professor universitário que atuava como palestrante por videoconferência na Associação Empresarial da cidade.
O adolescente, acompanhado do responsável legal, confessou a participação no ataque. Durante as buscas, foram apreendidos dois hard drives, um celular e uma pistola.
Ao fim do procedimento, dependendo das condutas apuradas, o adolescente responderá perante o juízo da infância e juventude, segundo o delegado responsável pelo caso, Vinícius Ferreira.
Continua depois da publicidade
> Denúncias por racismo e injúria racial em Joinville aumentam 110% em dois anos
Participaram da operação as equipes da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, sendo delegacias de Petrolina, Belém do São Francisco, Floresta; Diretorias de Inteligência das Polícias Civis de Santa Catarina e Pernambuco e Divisão de Investigação Criminal de Joinville.
> “O racismo é velado em Joinville”, diz primeira vereadora negra eleita na cidade
Relembre o caso
O evento era um seminário educacional organizado pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), que reunia professores e estudantes universitários. Na ocasião, durante apresentação do professor, hackers silenciaram o microfone dele e iniciaram uma série de xingamentos.
> Vereadora eleita Ana Lúcia Martins sofre ameaça de morte e ataques racistas em Joinville
Jonathan foi chamado de “macaco” e outras ofensas raciais, e na sequência os invasores exibiram vídeos pornográficos até a transmissão ser cortada.
Leia também
> Professores do IFC de Araquari sofrem ataques racistas durante seminário online
Continua depois da publicidade
> Ataque racista interrompe evento virtual do IFC de São Francisco do Sul
> Hackers invadem com ofensas racistas e homofóbicas debate virtual sobre direitos humanos em SC