Um homem foi preso preventivamente na tarde de segunda-feira (27), em Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, apontado como o principal responsável por um esquema de acesso e alteração ilegal de dados processuais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A prisão ocorreu durante uma ação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), nomeada de Operação Skyfall, que também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o mesmo alvo.
A equipe localizou com o hacker “mais de 1 terabyte de informações mineradas de um número indiscriminado de usuários”, de acordo com o Gaeco. Documentos e equipamentos foram apreendidos, para que os investigadores possam aprofundar a investigação e localizar mais evidências sobre a atuação do suspeito, além de possíveis cúmplices.
Segundo a investigação, as informações eram compiladas em um sistema desenvolvido pelo próprio hacker. De forma automatizada ele conseguia violar as credenciais e o acesso a plataformas privadas e a sistemas judiciais e de órgãos de segurança e saúde.
Continua depois da publicidade
Investigado na adolescência
Ainda de acordo com o Gaeco, o hacker foi alvo de investigação por crimes cibernéticos quando ainda era um adolescente. Ele pode ter violado mais de 80 credenciais de usuários, com diversos níveis de acesso, e utilizado suas habilidades para falsificar documentos e adulterar processos, segundo a investigação.
O objetivo do homem seria prejudicar o andamento dos processos, além de afrontar os sistemas judiciais, segundo o Gaeco. Para ocultar suas ações, ele utilizava ferramentas avançadas para dificultar a detecção das invasões, conforme pôde ser apurado até o momento.
A Operação Skyfall reuniu o apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Polícia Científica estadual, para preservação das evidências de interesse criminalístico.
Leia também
Carregamento de maconha que iria para a Grande Florianópolis é interceptado em Chapecó
Caminhonete argentina é flagrada com sirene para se passar por viatura na BR-282 em SC