A menopausa é um processo natural que todas as mulheres vão passar. Isto pois é o momento onde a menstruação, e por consequência a ovulação e a fase reprodutiva passam. Mesmo que seja um momento comum a todas, a menopausa é uma transformação muito drástica no organismo e que muitas vezes traz sintomas e efeitos conhecidos, mas que podem gerar algum incômodo no cotidiano da mulher.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

A princípio, muita gente acredita que não há o que fazer para aliviar os efeitos e sintomas da menopausa. Contudo, especialistas dão algumas dicas de atitudes no cotidiano que podem atrasar um pouco os efeitos incômodos deste processo natural.

Continua depois da publicidade

Hábitos que aliviam os efeitos da menopausa

1. Fazer exercício físico 

Por enquanto não há nenhuma evidência de que o exercício físico regular diminui os “calorões” e as crises de suor. De acordo com o site Healthline, estudos demonstraram que uma série de 12 dias de exercícios ajudou a melhorar a saúde física e mental de mulheres em período de menopausa. Além disso, diminui o risco de problemas cardiovasculares, comuns nesse momento.

2. Consuma frutas e vegetais 

Ter uma alimentação rica em frutas e vegetais podem ajudar bastante a aliviar esses sintomas. Conforme o Healthline, eles podem ajudar a prevenir doenças do coração e a diminuir peso, o que comprovodamente também nelhora alguns sintomas. 

Continua depois da publicidade

3. Alimentação rica em Vitamina C

A vitamina C pode ser encontrada em vários alimentos, com laranja, limão, vegetais de folhas verdes, goiaba, morango e muitas outras frutas. Em geral, essa vitamina tem antioxidantes, o que consegue frear os radicais livres e o envelhecimento, algo que atrasa os sintomas da menopausa.

4. Beba sucos e chás 

Se hidratar é extremamente importante durante a menopausa. Isto pois o organismo costuma perder um pouco de líquido pela queda de nível de estrogênio. Então, tomar alguns sucos, ricos em vitamina C, por exemplo, ou chás, pode ajudar a hidratar e suplementar nutrientes.

5. Se hidratar bem 

Assim como dissemos no quarto tópico, se hidratar é muito importante nesse momento. Como é um momento onde o corpo e a pele ressecam muito, beber água é fundamental para evitar esse efeito da menopausa.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como a menopausa pode ser um marco para o recomeço

Veja como melhorar a qualidade do sono na menopausa

8 alimentos que ajudam a aumentar a libido na menopausa