“Há dias passo pelo mesmo lugar, bem ao lado do antigo Camelão, no Centro de Florianópolis e encontro esta mesma cena: água jorrando sem parar”, conta a leitora Dianes Schuingel. “Bati a foto e quero ver quantos dias mais essa situação vai ficar assim. Seria mais um problema pontual?”, pergunta. Faço minhas as palavras de Dianes. Seria?

Continua depois da publicidade

Atenção, meninas!

“Quê é isso tia?”, perguntou com espanto minha pequena amiga Graziele, de 12 anos. E a surpresa veio quando perguntei se ela já sabia que ia ser convocada para tomar a vacina contra o HPV. Eu já imaginava que ela não soubesse o que é. Mas nem a mãe, avó ou tias sabiam. “Já ouvi falar, mas não sei te explicar”, todas disseram. Você sabe? O HPV é o nome dado a cerca de 200 tipos de vírus que podem provocar o câncer de colo de útero – e é sexualmente transmissível. Santa Catarina tem altos índices da doença – o maior em Florianópolis, onde a cada 100 mil mulheres, 12 são diagnosticadas com câncer de colo. Por isso, a partir da próxima segunda, dia 10, a vacina contra o HPV vai ser oferecida de graça no Estado. Desenvolvida com o apoio do Hospital Universitário da UFSC, ela estará disponível nos postos, escolas públicas e particulares. A campanha contempla, inicialmente, meninas de 11 a 13 anos – só na Capital, 23 mil devem receber a primeira das três doses. É necessária a carteira de vacinação e a autorização dos pais. Se a menina não quiser ser vacinada, precisa apresentar justificativa assinada pelos responsáveis. Minha amiguinha Grazi agora está pronta pra se proteger.

Para onde vai a Feira do Livro??

Continua depois da publicidade

Ela me escreve em tom desesperado: “para onde vamos?”. São palavras de Irene Rios da Silva, presidente da Câmara Catarinense do Livro. E explica o motivo: “depois de 12 anos sendo realizada no Largo da Alfândega, em Florianópolis, no mês de maio e com a visitação de mais de 100 mil pessoas a cada edição, a Feira Catarinense do Livro está sem espaço para realização este ano. Não fomos autorizados a utilizar novamente a Alfândega. Sem a liberação e sem apoio financeiro, tudo fica inviável”. Com a palavra o Secretário Executivo de Serviços Públicos, Acácio Garibaldi S. Thiago Filho, autor da decisão. Nós também queremos saber!