O rio Potomac, nos Estados Unidos (EUA), onde o avião que se chocou com o helicóptero militar na noite dessa quarta-feira (29) caiu, é o mesmo onde um voo da Air Florida caiu há 43 anos. Na ocasião, foram 78 mortos e cinco sobreviventes.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O voo da Florida caiu no rio Potomac no dia 13 de janeiro de 1982, após se chocar contra o complexo de pontes 14th Street Bridge. O incidente foi logo após a decolagem, e, na época, o rio estava coberto de gelo.
Atletas dos EUA e campeões mundiais russos estavam em avião que bateu contra helicóptero
Além dos 78 passageiros, quatro motoristas que passavam pela ponte também morreram.
Continua depois da publicidade
O acidente foi causado por uma sucessão de erros, apontou uma investigação do National Transportation Safety Board. Um deles foi a tripulação da época ter removido o excesso de gelo e neve nas asas e no motor do avião durante a operação em solo.
Áudio registra conversas entre controladores de voo e tripulação de helicóptero que bateu nos EUA
Na época, a investigação concluiu que o capitão do voo foi responsável pelo incidente. Mesmo após ter sido informado das condições desfavoráveis, ele continuou a decolagem.
Acidente entre avião e helicóptero militar
Na noite dessa quarta-feira, um avião da American Airlines com 60 passageiros e quatro tripulantes caiu no Rio Potomac após colidir com um helicóptero. O acidente aconteceu perto do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington.
Veja o vídeo do momento da colisão
A aeronave fazia o voo 5342 da American Airlines. O avião partiu de Wichita, Kansas, na quarta-feira. Já o helicóptero fazia um voo de treinamento na hora em que colidiu com o avião.
Continua depois da publicidade
As duas aeronaves caíram no rio Potomac, que fica nas proximidades do aeroporto, o que dificultou os trabalhos de buscas. Segundo o g1, até o começo da tarde desta quinta, 28 corpos haviam sido resgatados (27 estavam no avião e um, no helicóptero).
Os bombeiros disseram que as condições no local são “extremamente difíceis”, devido ao frio e ventos intensos. A temperatura em Washington na madrugada desta quinta-feira estava na casa dos 4°C, com placas de gelo no rio.
No início da manhã, uma das caixas-pretas foram recuperadas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em coletiva na tarde desta quinta-feira que não há sobreviventes e culpou governos anteriores por “crise” na aviação.
*Com informações da CNN Brasil e do g1.
**Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
VÍDEO: Veja o momento da colisão entre avião com 64 pessoas e helicóptero militar nos EUA
Áudio registra conversas entre controladores de voo e tripulação de helicóptero que bateu nos EUA
Atletas dos EUA e campeões mundiais russos estavam em avião que bateu contra helicóptero