Candidato à reeleição, o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) nasceu em São Paulo e tem 67 anos. É militar reformado e atua na política brasileira há 33 anos. Ele tem cinco filhos, sendo três deles políticos eleitos. Bolsonaro foi capitão do Exército Brasileiro entre 1979 e 1981. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Bolsonaro formado pela academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e tem curso de paraquedismo militar da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro. Também possui diploma da Escola de Educação Física do Exército e é mestre em saltos pela Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro.

O nome de Bolsonaro surgiu na mídia nacional pela primeira vez em 1986, quando escreveu um artigo para Veja intitulado “O salário está baixo”. Segundo ele, o desligamento de dezenas de cadetes da AMAN se devia aos baixos salários e não a desvios de conduta, como alegava o Exército. O texto levou o militar à prisão, por infringir o regulamento disciplinar.

Lula leva Tebet, Alckmin e Janones ao debate da Globo; Bolsonaro, Moro

Continua depois da publicidade

A carreira política de Bolsonaro começou em 1988, quando concorreu à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Ele foi eleito vereador. Em 1990, conquistou o primeiro dos sete mandatos consecutivos no cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro. 

Na trajetória na Câmara dos Deputados, defendeu a redução da maioridade penal, o direito à posse de arma de fogo para civis e os direitos dos militares ativos, inativos e pensionistas. Também atuou em favor de medidas para garantir a segurança jurídica das operações policiais. Ao longo dos 30 anos como parlamentar, o candidato passou por nove partidos políticos.

Lula e Bolsonaro gastam R$ 46 milhões nas redes e miram evangélicos, flamenguistas e corintianos

Bolsonaro foi candidato à presidência da República em 2018 pela coligação PSL/PRTB, ocupando o espaço como principal rival do PT. Nos discursos, defendeu propostas alinhadas à extrema-direita e recebeu apoio de ampla parcela da sociedade brasileira. foi eleito presidente com 57 milhões de votos no 2º turno das Eleições 2018. 

O governo do militar promoveu a flexibilização das regras para compra e uso de armas, o fim do horário de verão, a criação do Auxílio Brasil e do Programa Casa Verde e Amarela, além do andamento da reforma da Previdência.

Continua depois da publicidade

Durante a pandemia da Covid, o posicionamento e as ações do Executivo Federal foram alvos de críticas de especialistas em saúde pública e entidades internacionais. As denúncias de corrupção para a compra de vacinas Covaxin levou à instauração de uma CPI no Congresso Nacional, para apurar o comando do controle da crise sanitária no país.

Disputa entre Lula e Bolsonaro tem “batalha” de bandeiras em Florianópolis

As suspeitas de casos de corrupção no Ministério da Educação e a aprovação e repasse do Orçamento Secreto também marcaram a gestão de Bolsonaro. O governo ainda foi marcado pela troca de ministros à frente das pastas do Executivo. Antes mesmo da saída dos políticos para a campanha eleitoral, os responsáveis pelos ministérios mudaram 28 vezes em três anos. 

Ainda houve instabilidade política entre o presidente e o partido pelo qual foi eleito. Em 2019, o candidato deixou o PSL e ficou sem partido até 2021, quando ingressou no PL para buscar a reeleição. Em 2022, Bolsonaro é candidato a presidente da República pela segunda vez. Dessa vez, ao lado de Braga Netto (PL) como vice da chapa. Atualmente, o ex-presidente é casado com Michelle Bolsonaro.

Veja o vídeo sobre o segundo turno das Eleições 2022: 

Leia também

Ao menos 14 episódios mostram proximidade entre Bolsonaro e Roberto Jefferson

Continua depois da publicidade

Cidade de SC tem o quinto bairro mais bolsonarista do Brasil; veja lista

Empresas investigadas em SC impõem voto em Bolsonaro, demissões e até visita a Michelle