Era 3 de novembro de 1994, às 10h44min. Em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, o dia virou noite durante um eclipse total do Sol. Fenômeno que se repetiu nesta segunda-feira (8), mas ao contrário de 30 anos atrás, não foi possível assisti-lo do Brasil.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Em 1994, o eclipse foi visto em uma faixa que começou no Oeste do Estado e seguiu até o Litoral Sul. O fenômeno, segundo o Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) de Santa Catarina, viajava a 3 mil quilômetros por hora. Essa sombra fez a noite cair por cerca de quatro minutos no meio daquela manhã de primavera.

Aquele foi o último eclipse solar do século XX. Naquela época, o Sol estava em um final de atividade solar com muitas manchas solares, que teve pico em 1991.

Eclipse solar: veja como foi o fenômeno que transformou dia em noite

Continua depois da publicidade

Uma reportagem exibida no Jornal Nacional da época narra que o dia amanheceu ensolarado e o céu quase sem nuvens, ideal para assistir o fenômeno. Astrônomos amadores e curiosos se juntaram em espaços públicos, com telescópios, câmeras fotográficas e filmadoras para assistir à lua cobrir o sol totalmente.

Jornalista relembra eclipse

O jornalista Ricardo Van Dorff, da TV Globo, estava lá para assistir, do lugar mais privilegiado, ao eclipse. Ele e o cinegrafista estiveram no Morro Cechinel, ponto mais alto de Criciúma, para fazer a cobertura do fenômeno.

— À medida em que a lua foi tapando o sol, houve realmente uma “noite em pleno dia”. A gente começou a ver os passarinhos a cantar, como se fosse o fim do dia; a temperatura mudou. E em volta tinha aquele silêncio absoluto das pessoas testemunhando algo que é raríssimo de ver. Não é toda hora que você tem um eclipse total, e eu me lembro que tinha os extremos da humanidade ali, gente fazendo observação científica e alguns grupos místicos vivendo essa experiência sensitiva, desse momento tão mágico — relembra o repórter.

Assista à reportagem da época

Veja fotos do eclipse solar de 1994

Continua depois da publicidade

Leia mais

Eclipse solar total será visível em SC?

Fases, “lado escuro” e missões: veja curiosidades sobre a Lua