Prefeitos corruptos
Era lento o ritmo dos 62 processos que tramitavam no Tribunal de Justiça acusando prefeitos de corrupção. E a lentidão acabou em impunidade: 14 políticos processados foram reeleitos em 1992. Na maioria dos casos, os prefeitos eram denunciados por desvio de dinheiro público. Para o promotor Raulino Brüning, havia uma explicação para a morosidade do Tribunal: “Falta de vontade”.
Continua depois da publicidade
Arquivos
O deputado estadual Vilson Santin (PT), presidente da Comissão Parlamentar Externa (CPE) que investigava o paradeiro dos arquivos dos Departamentos de Ordem Política e Social (DOPS), recebeu uma denúncia anônima por telefone de que a polícia estava queimando documentos nos fundos da Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Canasvieiras, Florianópolis. O deputado acreditava que fossem fichas sobre atividades políticas.
IBGE
Continua depois da publicidade
No Brasil, as favelas passaram a invadir as cidades de médio porte. Em 1993, 20,9% da população eram favelados. Acre e Roraima eram as exceções, ambas tinham índices zero. Na pesquisa, o IBGE só considerou favela os aglomerados de mais de 51 moradias. A capital brasileira com maior percentual de residências em favelas (42,2%) era Recife.
