Democracia garantida
O então presidente Itamar Franco reagia com indignação perante ao relatório atribuído à CIA, a Central de Inteligência Americana, que previa que o mandato de Itamar não seria concluído e que o Brasil entraria no verdadeiro caos econômico e social. Segundo o ex-presidente, nada poderia tirar a democracia de nosso país, e quem fosse contra essa ideia, sentia claramente saudades dos tempos de ditadura militar.
Continua depois da publicidade
Postura independente
O PMDB, insatisfeito com o predomínio do PSDB no Ministério, decidia se autoproclamar independente do governo Itamar. Os governadores de estados pertencentes ao partido reuniram-se em uma comissão especial e decidiram que não tomariam atitudes de oposição política, mas também não apoiariam as decisões do então presidente.
Golpe na Guatemala
Continua depois da publicidade
O então presidente da Guatemala, Jorge Serrano Elias, decidia dissolver o congresso e suprimir os direitos constitucionais do país. A ONU pedia o imediato reestabelecimento da democracia, e outros países declaravam-se repudiar a atitude de alto-golpe no país. Todos os canais de TV encontravam-se fora do ar e três jornais já haviam sido fechados.
