Fome

Estudo apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) cadastrou como indigentes os 32 milhões de brasileiros (de uma população total de 146 milhões, conforme censo do IBGE de 1991), que conseguem, na melhor das hipóteses, comprar apenas uma cesta básica de alimentos com a renda mensal da família.

Continua depois da publicidade

Gestão participativa

Se ficarem esperando recursos do Governo Federal, os prefeitos catarinenses correm o risco de impedir o processo de crescimento de seus municípios. Ao contrário do que é comum acontecer no Brasil, com intermináveis romarias de administradores a Brasília, o melhor caminho para o progresso são as gestões participativas, onde comunidades e Prefeitura definem onde e como aplicar os recursos. Com estes conselhos, o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner (PDT), marcou sua participação em um seminário, em Florianópolis.

Discriminação

Continua depois da publicidade

O estado de Santa Catarina deixaria de receber US$ 72 milhões do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste ficariam com 85% das verbas e os do Sul e Sudeste conseguiriam apenas 15%. Um pedido de inconstitucionalidade da lei foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante um acordo dos governadores que integravam o Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL).