Guerra dos Collor
O clima de ódio entre o clã Collor aumentava com a retomada das acusações mútuas e as revelações feitas pelo ex-porta-voz do ex-presidente Fernando Collor, Cláudio Humberto, e pelo irmão caçula, Pedro Collor. Políticos e amigos da família temiam uma tragédia e Pedro se sentia ameaçado. Ele temia que o irmão ou o empresário Paulo César Farias, o PC, mandassem matá-lo.
Continua depois da publicidade
Cólera
Desde abril de 1991, quando foi registrado o primeiro caso da doença no País, numa espécie de preparação para uma guerra que não poderia ser evitada, a comissão presidida pelo médico sanitarista Antônio Joaquim de Andrade, presidente da Comissão Estadual de Prevenção à Cólera já adotava medidas para detectar a chegada do vibrião ao Estado.
Consulta popular
Continua depois da publicidade
Monarquistas, parlamentarista e presidencialistas intensificavam a discussão para explicar à população o que seria votado no dia 21 de abril de 1993. Os defensores de cada sistema e forma de governo saíram às ruas de Joinville para fazer suas campanhas. Em encontro promovido pelo DC houve consenso entre os líderes sobre a necessidade de esclarecer as dúvidas, vantagens e desvantagens de suas ideias.
