Apesar da paisagem estonteante do Mirante da Serra Dona Francisca, parece que é o charme de dona Araci o verdadeiro responsável por tornar a visita encantadora. Sempre com um chapéu para se proteger do sol forte, ela estaciona sua Kombi a poucos metros do mirante e, em questão de minutos, o moedor de cana começa a girar na mesma rotina dos últimos 13 anos.
Continua depois da publicidade
– Meu marido amava trabalhar aqui, sempre gostou do ar da serra, assim como eu. Juntos, subimos a estrada e fizemos nosso famoso caldo de cana durante 12 longos anos – conta Araci de Toledo, que, aos 62 anos, colhe, corta e limpa a cana todas as manhãs da própria lavoura, em Joinville.
Com o falecimento do esposo, em 2012, a ajuda ficou por conta dos filhos Edson e Marcia de Toledo, que não desanimaram e tampouco deixaram a mãe desanimar. Hoje, virada em simpatia, dona Araci explica que o movimento é sempre uma certeza, e que o forte calor que tem assolado o Norte de SC só ajuda nos negócios.
– O melhor de tudo é que a gente acaba conhecendo pessoas novas e fazendo novas amizades, fora o privilégio de poder trabalhar com uma vista dessas.
Além do tradicional caldo de cana, a Kombi de dona Araci, que já é quase tão famosa quando ela, também conta com um atrativo clássico nos finais de semana: o pastel colonial.
Continua depois da publicidade
Quem já conhece garante que dona Araci virou quase uma parada obrigatória para quem passa pela SC-418. E, no que depender da vontade dela, que venham mais 13 anos.