O trânsito de Florianópolis não irá mais parar por horas quando ocorrer um acidente ou problema mecânico com algum veículo em cima das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, que dão de acesso à Ilha. Começou a operar nesta segunda-feira um guincho com capacidade para remover até 57 toneladas, que promete solucionar este tipo de problema em cinco minutos.
Continua depois da publicidade
O veículo, que oferecerá serviço gratuito, ficará na cabeceira insular das pontes e pode ser acionado por meio da Polícia Militar, no 190. Os problemas e acidentes ocorrem com frequência nas estruturas, que têm um fluxo aproximado de 100 mil carros e média de 10 incidentes por dia. Até então quando um veículo parava na ponte, demorava horas até que fosse retirado, o que gerava congestionamentos de acabar com a paciência de qualquer motorista.
O serviço será disponibilizado por meio de um convênio entre prefeitura, Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), Grupo DVA – Mercedes Benz, Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter), Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e Polícia Militar.
Como funciona
Continua depois da publicidade
Todo motorista que sofrer um acidente, ficar sem combustível ou perceber algum problema mecânico enquanto atravessa as pontes deverá imediatamente ligar para 190 da Polícia Militar, que por sua vez, irá acionar o serviço. O veículo será removido da ponte e será deslocado até uma das cabeceiras.
Obrigações de cada órgão
— Prefeitura de Florianópolis: por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, será a responsável pela fiscalização do convênio, notificando quaisquer das partes por eventual descumprimento do termo.
— Grupo DVA – Mercedez Benz: cuidará da disponibilização do veículo e sua anutenção.
— Setuf: disponibilizará motorista e mecânico capacitados para a operação do guincho.
— Polícia Militar: irá acionar o guincho, determinar a retirada dos veículos parados sobre a rolagem das pontes e realizar o acompanhamento da remoção.
Continua depois da publicidade