Na função de presidente interino, Michel Temer enfrenta o mesmo problema de Dilma Rousseff: aprovar, em ano de eleições municipais, uma agenda impopular de cortes e reformas. Sem aclamação popular, apesar da maioria no Congresso, Temer terá dificuldades. Quem era contra a reforma da Previdência e a volta da CPMF com Dilma, em tese, manterá posição. Ou era apenas discurso para desgastar o PT? O primeiro incômodo da nova gestão veio nas falas de ministros sobre adoção da idade mínima para aposentadoria ou alongamento do período de contribuição. O deputado Paulinho da Força (SD-SP), um dos próceres do impeachment, resmungou. Para conter ânimos, Temer reúne hoje centrais sindicais. Vai pregar o diálogo, mesma bandeira de Dilma. A petista defendeu a reforma da Previdência, criou um fórum para discussão, mas seu ministro, Miguel Rossetto, era contra a idade mínima, tema que espanta parlamentares. Antes de emplacar propostas impopulares, Temer terá de encontrar outras maneiras para reduzir o rombo fiscal.

Continua depois da publicidade

Reuniões

O PT abre a semana com reuniões em Brasília para discutir como defender o mandato de Dilma e o futuro da sigla. Para hoje está previsto encontro da executiva nacional. Amanhã deve se reunir o diretório, junto com parlamentares e lideranças de movimentos sociais.

Rodovias I

Antes do afastamento da presidente Dilma Rousseff, a EPL deixou pronta uma carteira com ideias de novas concessões de rodovias. Na mesa da equipe de Temer ficará a sugestão de conceder um trecho de 203 quilômetros que engloba as BR-163 (divisa com Paraná até São Miguel do Oeste) e 282 (fronteira com a Argentina até o entroncamento com a BR-480).

Continua depois da publicidade

Rodovias II

Responsável pelas concessões no governo Temer, Moreira Franco (PMDB-RJ) espera ser procurado por governadores interessados em novos negócios em seus Estados. Rodovias, ferrovias, portos e aeroportos estão no radar.

Aeroporto

O novo conselho criado por Michel Temer para destravar negócios com o setor privado vai revisar com lupa as concessões de aeroportos, entre elas, do terminal de Florianópolis. Mesmo que provoquem atrasos nos leilões, não estão descartadas mudanças no modelo de negócio, a fim de aumentar o apetite do mercado.

Leia as últimas notícias de Política