No próximo mês, uma cartilha será lançada para destacar orientações gerais sobre a construção e conservação dos passeios de São José, na Grande Florianópolis. Segundo legislação municipal, essas responsabilidades são do proprietário do imóvel.
Continua depois da publicidade
Confira a lei que trata sobre a construção das calçadas em São José
Segundo o município, o material está sendo elaborado desde o ano passado e ficará disponível para download no site da prefeitura de São José a partir de março. Em fase final do texto, o guia terá aproximadamente 40 páginas com as normas e especificações técnicas.
– A nossa intenção foi deixar a cartilha mais didática, pois existem muitas terminologias que as pessoas acabam não entendendo – declarou o secretário de Planejamento de São José, Rodrigo Andrade.
A cartilha "Calçada Acessível" deseja ajudar o cidadão a tornar seu passeio mais acessível para o bem coletivo. Há detalhes sobre os tipos de faixas de sinalização, dimensionamento, mobilidade e pavimentação.
Continua depois da publicidade
– Às vezes, os cidadãos olham para as calçadas e se confundem, perguntam porque a guia para o cego foi retirada. Isso porque hoje a norma diz que o muro é o mais seguro, do que andar mais próximo dos carros – disse o secretário.
Ouça a entrevista com o o secretário de Planejamento de São José, Rodrigo Andrade, no Notícia na Manhã com Mário Motta: