Bares LGBTQIA+ consolidados na vida noturna de Florianópolis e outros recenetemente abertos. A capital de Santa Catarina tem uma lista diversa de locais específicos para a gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais e outras orientações e identidades que buscam se divertir. O NSC Total elaborou um guia de bares e rolês voltados para a comunidade, confira abaixo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Hottmar Loch, confundador da Nohs Somos, startup que mapeia e busca conectar lugares amigáveis aos LGBTQIA+, explica que alguns critérios são essenciais para que o local seja considerado ligado à comunidade: proprietários, funcionários, estética e, principalmente, a conduta adotada:

— Esses lugares geralmente tem muito conhecimento da cultura, da história, dos memes, da realidade histórica e contemporânea. E você vai ter várias frentes também, porque tem vários bares que são gays, mas são transfóbicos, por exemplo. 

Apesar da necessidade de locais focados no público LGBTQIA+, Loch destaca a importância das pessoas da comunidade se sentirem confortáveis em todos os lugares. 

Continua depois da publicidade

— Quando a gente tá falando de diversidade e inclusão a gente não tá falando de criar guetos e nichos onde só tem um grupo específico. Falar sobre diversidade e inclusão é falar de uma sociedade em que as pessoas estejam misturadas em todos os lugares, convivendo bem com suas diferentes características, e gerando um lugar com um ambiente seguro, de pertencimento, onde não serão julgadas por ser quem são — pontua. 

Abaixo, o NSC Total listou bares e rolês nichados para o público LGBTQIA+ em Florianópolis. O guia foi elaborado em conjunto com o jornalista Vinicius Dias e a plataforma Nohs Somos. 

Bares LGBTQIA+ em Floripa

Blues Velvet

Há 16 anos o Blues Velvet faz parte da agenda cultural de Florianópolis com a proposta de ser um espaço seguro para a diversão do público LGBTQIA+. O bar-balada promove desde feiras culturais até noites de karaokê durante a semana. Além disso, todas as sextas e sábados o Blues promove as clássicas festas de discotecagem, embaladas com ritmos que vão do mainstream ao experimental.

A representatividade passa pela equipe, conduta de atendimento e amparo com os clientes e estética do local. O neon brilhante que forma a bandeira da diversidade logo no hall de entrada não faz questão de esconder: o barzinho azul tem orgulho de ser um espaço associado ao público LGBTQIA+ e exige respeito.

Continua depois da publicidade

  • Horário de funcionamento: Quarta e quinta 20h-2h/ Sexta e sábado 22h-4h
  • Endereço: R. Pedro Ivo, 147 – Centro, Florianópolis
  • Para informações sobre o local, acesse o Instagram: @bluesvelvetbar

Madalena Bar

Das funcionárias à estética do bar, tudo no Madalena foi pensado para o público LGBTQIA+. Segundo as sócias Anna O’Sfair e Rose Bär, mulheres lésbicas proprietárias do local, o Madalena foi pensado para ser um espaço seguro para todas e todes. No bar, funcionários, espaço, festas e DJ precisam representar a existência de pessoas LGBTQIA+.

“Os neons rosa e azul remetem ao episódio San Junipero de Black Mirror, o roxo das paredes remete a uma das cores do feminismo, a fachada de serralheria toda feita artesanalmente com nomes de mulheres que admiramos ou pessoas LGBTs, as banquetas da sacada com um “M” infinito remetendo às mulheres. Os drinks, sobretudo o Sapatônica que se tornou um ícone e mesmo pessoas de fora querem conhecer”, descreve Rose Bär.

  • Horário de funcionamento: Quarta e quinta 19h-2h/ Sexta e sábado 19h30-2h
  • Endereço: R. Victor Meirelles, 230 – Centro, Florianópolis
  • Para informações sobre o local, acesse o Instagram: @madalena.bar

Continua depois da publicidade

Jonas Pub

O Jonas Pub nasceu de uma iniciativa do seu dono, Jonas Viana, pela carência de um local para pessoas amantes de músicas dos anos 1980 e 1990. Com o tempo, o local passou a ser procurado por homens gays e bears – “urso” em inglês, palavra para definir homem homossexual com barba ou cavanhaque, de peito e corpo peludo e corpulento.

Segundo Viana, a casa atende a todos os públicos. Nas sextas-feiras acontecem festas voltadas para um público jovem. Nesse dia, o pop, funk e eletrônico prevalecem, e as festas principais são a “Sodoma” e “Slut Rave”. Aos sábados, o pub conta já com músicas que marcaram época dos anos 1980 a 2010, tendo como principal festa “Bearland”.

  • Horário de funcionamento: Quinta, sexta, sábado e domingo – 22h30-4h
  • Endereço: Rua Tiradentes, 233 – Centro de Florianópolis
  • Para informações sobre o local, acesse o Instagram: @jonaspubfloripa

Bar do Deca

Há 40 anos à beira da Praia Mole, o Bar do Deca recebe turistas e moradores LBTQIA+ de Florianópolis. O foco do bar é a música eletrônica, mais especificamente tribal house. 

Continua depois da publicidade

Entre as festas está a SuperGirls, voltada para o público feminino lésbico ou não, com DJ’s mulheres de atração. Ou ainda o SuperDrags, festa com DJ’s Drag Queens. Uma das festas mais aclamadas é sem dúvida o Reveillon.

  • Horário de funcionamento: Domingos, a partir das 15h
  • Endereço: Rua Tiradentes, 233 – Centro de Florianópolis
  • Para informações sobre o local, acesse o Instagram: @floripabardodeca

Jivago

Há 14 anos no centro da cidade, o Jivago oferece eventos para o público LGBTQIA+ com festas temáticas. A casa tem duas pistas, sempre com estilos diferentes, entre eletrônico, pop, funk e outros estilos. A balada procura valorizar DJ’s locais, mas também recebe profissionais de outros estados.

O público é bem misto, e varia muito na temporada de verão, quando atrai muitos turistas que vêm à Capital. Além da casa, o Jivago é conhecido por produzir eventos de rua como Carnaval, Arraiá, Hallowen, que atraem mais de 1,5 mil pessoas por evento.

Continua depois da publicidade

  • Horário de funcionamento: sextas-feiras, sábados, vésperas de feriados a partir das 23h e programações especiais na temporada 
  • Endereço: R. Dep. Leoberto Leal, 116 – Centro, Florianópolis
  • Para informações sobre o local, acesse o Instagram: @jivagosocialclub

Conca

A CONCA, apelido carinhoso dado por seus frequentadores da CONCORDE CLUB, está localizada no centro de Florianópolis, e movimenta as noites de sábado em Floripa desde 2001 com atrações da música eletrônica do circuito LBTQIA+. A casa, em seus três andares, possui duas pistas: uma com estilo musical tribal (principal) e a outra com pop e funk, cinco bares, e camarotes localizados no térreo e no andar superior, com vista privilegiada da pista principal e DJs. Também criou uma área open air (terraço) com som ambiente, bar e lounge.

E nos seus 21 anos de existência, a CONCA sempre teve como regra principal o respeito e segurança a seus clientes, que são considerados seu maior patrimônio.

  • Horário de funcionamento: sábado 00h–7h
  • Endereço: Av. Rio Branco, 729 – Centro, Florianópolis
  • Para informações sobre o local, acesse o Instagram: @concaclub

Continua depois da publicidade

ON Pub

On Pub é uma casa noturna LGBTQIA+ que busca a visibilidade de todas as siglas da comunidade. O intuito da On Pub é abrir portas para as DragQueens locais para mostrar sua arte, juntos com DJ’s da região, atendendo o público trans e travesti. A ideia é reunir todas as letras da sigla LGBTQIA+, sem dividir a comunidade.

Há nove meses em Florianópolis, já passaram pelo palco artistas como Silvetty Montila, Suzy Brazil, Dimmy Queer e Valesca Popozuda.

  • Horário de funcionamento: sábado 23h–5h
  • Endereço: R. Jeremias Eugênio da Silva, 235 – Serraria, São José
  • Para informações sobre o local, acesse o Instagram: @on.pub

Opium Bar

O Opium é um bar pensado para ser como um teatro vaudeville dos anos 1920, onde aconteciam performances burlescas e outras que desafiavam os limites da época. A proposta de agora é trazer essa ambientação e continuar com a tradição de dar espaço para as manifestações artísticas que hoje desafiam as normas conservadoras da sociedade. De acordo com o bar, o local se propõe a abraçar a comunidade LGBTQIA+ não só nas temáticas das festas e performances, mas principalmente ao oferecer um espaço seguro para que esse público possa se divertir e se expressar da maneira em que se sentirem confortáveis.

Continua depois da publicidade

  • Horário de funcionamento: Terça a Sábado 19h-02h
  • Endereço: Av. Hercílio Luz, 892 – Centro, Florianópolis
  • Para informações sobre o local, acesse o Instagram: @opium.fln

Veja fotos de alguns dos lugares e rolês

Rolês LGBTQIA+ em Floripa

1007

A 1007 atua desde 2009 com festas inclusivas no modelo “delivery” pelas cidades onde passa. Até antes da pandemia, as festas aconteciam também em baladas da 1007. Os pilares da marca, diversão e respeito, são refletidos por meio das práticas e condutas da casa. A prevenção a qualquer tipo de preconceito e assédio antes, durante e depois da festa, por meio de adesivos, por exemplo, e funcionários instruídos.

  • Para informações sobre as festas, acesse o Instagram: @1007fln

BAPHO Cultural

A BAPHO Cultural é uma produtora que fortalece a cultura LGBTQIA+ em Florianópolis desde 2017. Produz diferentes eventos voltados para a comunidade LGBTQIA+ de modo a construir espaços seguros, plurais e representativos, que geram empregabilidade e renda para fazedores da cultura LGBTQIA+. São alguns dos rolês regulares produzidos pela BAPHO:

  • Bingo Drag Show
    Quando: primeira quarta-feira de cada mês
    Onde: Franz Cabaret – R. Cristóvão Nunes Píres, 84 – Centro, Florianópolis
  • TupiniQueens
    Quando: primeira sexta-feira de cada mês na Madalena bar
    Onde: R. Victor Meirelles, 230 – Centro, Florianópolis
  • Quintarálio
    Quando: todas as quintas na Opium
    Onde: Av. Hercílio Luz, 892 – Centro, Florianópolis
  • Para informações sobre as festas, acesse o Instagram: @baphocultural

Continua depois da publicidade

OZ Produtora

A OZ Produtora promove festas open bar para todos os públicos. Segundo a empresa, o objetivo é promover diversidade em uma experiência imersiva para todos, todas e todes. As músicas das festas vão do pop, ao funk e eletrônico.

”Sonhos se tornarem realidade”, como em O Mágico de Oz, esse é o meu propósito e lema com a OZ Produtora. Estar produzindo um evento em que você se sinta confortável, seguro e livre para ser quem você quiser tem sido uma jornada incrível”, atesta Kleb Assis, produtor e CEO da OZ Produtora.

  • Para informações sobre as festas, acesse o Instagram: @aozprodutora

Guerrilha Produtora

A Guerrilha Produtora é uma produtora independente que há mais de 10 anos movimenta a cena cultural da Grande Florianópolis, e traz para a capital catarinense shows e atrações predominantemente de artistas mulheres e voltadas ao público LGBTQIA+. Algumas das e dos artistas de outros estados que realizaram apresentações por meio da Guerrilha são: Dona Onete (PA); Liniker e os Caramelows (SP); Letrux (RJ); Luedji Luna (BA); Boogarins (GO); As Bahias e a Cozinha Mineira (SP); Francisco, El Hombre (SP); Jaloo (PA); Luiza Lian (SP); Duda Beat (PE), Marina Sena (MG), Glória Groove (SP), Lamparina (MG), entre outros. As festas são voltadas para todas as pessoas, independente de faixa etária.

Vídeo explica o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+