Nos próximos dias e até o início da temporada da Fórmula-1, Daniel Dias e Leandro Becker apresentam as equipes que disputarão a categoria em 2013. Confira!

Continua depois da publicidade

Williams se inspira em triunfo na Espanha para retornar ao topo

A equipe

Nome: Williams F1 Team

País: Inglaterra

Continua depois da publicidade

Chefe: Frank Williams

Vitórias: 114

Poles: 127

Titulos: 9 de construtores (último em 1997) e 7 de pilotos (último em 1997, com Jacques Villeneuve)

Em 2012: 8º no mundial de construtores

História: Fundada em 1977, a equipe se consagrou nas décadas de 1980 e 1990. Com ela, Piquet foi tricampeão em 1987. Sete anos depois, a escuderia ficaria marcada por ser o último cockpit de Senna, que morreu em Ímola. Após ser bicampeão em 1996 (Hill) e 1997 (Villeneuve), nunca mais foi a mesma. Em 2012, a vitória de Maldonado na Espanha reacendeu a esperança de voltar às glórias.

Palpite: A vitória em Barcelona foi surpreendente, mas uma exceção em um ano difícil para a Williams. Maldonado tem ótima performance em treinos, mas na corrida é precipitado e imaturo, muitas vezes. Se ano passado Senna era aposta, nada muda com Bottas. Tirando o grid de largada, onde deve aparecer no Q3, qualquer boa corrida é zebra.

O carro

Última equipe a lançar o carro, a Williams afirma que o FW35 é 80% diferente do antecessor. Mudou caixa de câmbio, suspensão traseira, assoalho, radioadores e até o antipático degrau no bico.

As cores foram mantidas, mas o orçamento limitado fez a equipe priorizar melhoras no escapamento do que na asa móvel.

Continua depois da publicidade

Os pilotos

Pastor Maldonado

Nacionalidade: Venezuelano

Idade: 27 anos

Corridas: 39

Vitórias: 1

Pódios: 1

Poles: 1

Títulos: –

Em 2012: 15º colocado, com 45 pontos

Palpite: É o grande diferencial da Williams, só que o venezuelano é rápido no treino e inconstante na corrida. Precisa conciliar a eficiência em dar voltas rápidas com a estratégia das provas. Assim, pode voltar a figurar no pódio. É um ano para se firmar e tentar um cockpit mais competitivo. Talento ele tem, mas parece ansioso demais. Deve somar mais pontos do que em 2012.

Valtteri Bottas

Nacionalidade: Finlandês

Idade: 23 anos

Corridas: –

Vitórias: –

Pódios: –

Poles: –

Títulos: –

Em 2012: não disputou

Palpite: Debuta na categoria após aparecer bem nos treinos. Vem da escola finlandesa, que já revelou o bicampeão Hakkinen e o campeão Raikkonen. Terá que suar para emparelhar com Maldonado, mas pode ser uma surpresa no pelotão de trás. Olho nele!

Nos testes

Começou mal em Jerez, com Bottas em 17º e Maldonado em 19º. Mas a evolução foi satisfatória, fechando os treinos em Barcelona com Maldonado em 10º e Bottas logo atrás. Melhorou, mas ainda falta bala na agulha para ser presença mais constante na zona de pontuação.

STR aposta em novo projetista para ser independente da Red Bull

A equipe

Nome: Scuderia Toro Rosso

País: Itália

Chefe: Franz Tost

Vitórias: 1

Poles: 1

Titulos: –

Em 2012: 9º no mundial de construtores

História: Estreou em 2006, substituindo a Minardi. Seu ápice foi a pole e vitória de Vettel em Monza, em 2008. Depois disso, porém, nenhuma façanha a não ser esporádicas aparições na zona de ponturação.

Continua depois da publicidade

Palpite: Está entre a faixa intermediária e o fim do grid. Teve um 2012 fraco e, como as regras não mudaram e o carro pouco evoluiu, tende a ficar cada vez mais distante de Sauber, Force India e Williams.

O carro

Ao contratar James Key, responsável pelo avanço da Sauber em 2012, mostrou ousadia. O STR8 é um projeto desvinculado da equipe-mãe RBR, e promete inovações e mais constância.

A aerodinâmica mudou, pois há entradas de ar mais elevadas nas laterais.

Os pilotos

Jean-Eric Vergne

Nacionalidade: Francês

Idade: 22 anos

Corridas: 20

Vitórias: –

Pódios: –

Poles: –

Títulos: –

Em 2012: 17º colocado, com 16 pontos

Palpite: Começa o ano como número um da equipe. Apesar de não ir tão bem nos treinos, compensa na regularidade. O carro não ajuda, mas o francês não desperdiça oportunidades. Por isso, deve pontuar algumas vezes na temporada.

Daniel Ricciardo

Nacionalidade: Australiano

Idade: 23 anos

Corridas: 31

Vitórias: –

Pódios: –

Poles: –

Títulos: –

Em 2012: 18º, com 10 pontos

Palpite: Já apareceu bem em vários treinos, mas vai mal nas corridas. Tem tudo para superar Vergne, e esse deve ser seu maior desafio em 2013. Pode beliscar pontos, de repente.

Continua depois da publicidade

Nos testes

Apareceu bem em Jerez, com Vergne em 7º, à frente de Mercedes, McLaren e RBR. Em Barcelona, porém, caiu na real, com Vergne em 19º e Ricciardo em 21º. Brigará com a Williams na zona intermediária da tabela. O que vier além disso é lucro.