Nos próximos dias e até o início da temporada da Fórmula-1, Daniel Dias e Leandro Becker apresentam as equipes que disputarão a categoria em 2013. Confira!

Continua depois da publicidade

Com mulher no comando, Sauber renova dupla de olho em pódios

A equipe

Nome: Sauber F1 Team

País: Suíça

Continua depois da publicidade

Chefe: Monisha Kaltenborn

Vitórias: 1

Poles: 1

Titulos: –

Em 2012: 6ª colocada no mundial de construtores

História: A equipe surgiu em 1993, pelas mãos de Peter Sauber. Em 2005, foi vendida para a BMW, que havia rompido com a Williams. Dois anos depois, o cockpit foi ocupado por Sebastian Vettel, que se tornou o mais jovem a pontuar em um GP, com 19 anos. Em 2009, a BMW deixou o time, que se renovou e segue como uma das tradicionais do grid.

Palpite: No ano passado, a Sauber surpreendeu pelos pódios de Sergio Pérez, principalmente na Malásia, quando quase venceu. Acabou virando trampolim para o mexicano chegar à McLaren. Na segunda metade da temporada, o rendimento caiu. É intermediária e tem problemas financeiros, mas deve, no máximo, aparecer na zona de pontução algumas vezes.

O carro

Não é só a pintura cinza-grafite com tons de vermelho, substituindo o branco de 2012, que chama a atenção no C32. A chefe do time, a indiana Monisha Kaltenborn, garante que o modelo é uma evolução promissora do antecessor

O degrau no bico foi mantido, mas com desnível menos acentuado. Ainda há laterais mais estreitas.

Os pilotos

Nico Hulkenberg

Nacionalidade: Alemão

Idade: 25 anos

Corridas: 39

Vitórias: –

Pódios: –

Poles: 1

Títulos: –

Em 2012: 11º, com 63 pontos

Palpite: cresceu ao longo da temporada e roubou a cena no GP do Brasil, quando esteve perto da vitória até ser tocado por Hamilton. Já surpreendeu com uma pole em Interlagos nos tempos de Williams. É promissor, mas precisa de consistência para provar seu valor. Fique de olho nele.

Continua depois da publicidade

Esteban Gutierrez

Nacionalidade: Mexicano

Idade: 21 anos

Corridas: –

Vitórias: –

Pódios: –

Poles: –

Títulos: –

Em 2012: não disputou

Palpite: é estreante na categoria. A expectativa é grande, ainda mais depois do desempenho de Pérez com a mesma Sauber. Terá que conseguir bons resultados para não ficar com a imagem de que não tem talento para substituir o louco Kobayashi.

Nos testes

Foi a melhor entre as equipes médicas. Hulkenberg, aliás, surpreendeu ao conseguir o 6º melhor tempo em Barcelona, mesma posição obtida por Gutierrez em Jerez.

Em evolução, a equipe mostrou que tem potencial para frequentar a zona de pontuação e, quem sabe, beliscar um pódio.

Em crise financeira, Force India confia em escocês para se firmar

A equipe

Nome: Sahara Force India F1 Team

País: Índia (a base é na Inglaterra)

Chefe: Vijay Mallya

Vitórias: –

Poles: 1

Titulos: –

Em 2012: 7ª colocada no mundial de construtores

História: Estreou em 2008, quando a extinta Spyker foi comprada pelo empresário Vijay Mallya. Em 2009, a equipe fez parceria com a Mercedes para o fornecimento de motores. Apesar do investimento inicial de US$ 120 milhões, a equipe ainda anseia por um resultado melhor.

Continua depois da publicidade

Palpite: A saída de Hulkenberg, que surpreendeu em 2012, enfraqueceu o time, que ainda enfrenta turbulência com as dívidas de seu dono. O resultado é salários atrasados e até risco sério de falência. Na pista, porém, figura como intermediária. Disputará com a Sauber vagas na zona de pontuação. Fora isso, o que vier é lucro.

O carro

Sem degrau no bico e com linhas limpas, o VJM06 segue a tendência do antecessor. A meta é dar mais potência e aerodinâmica para que a equipe figure no Q3.

As suspensões foram redesenhadas para proporcionar mais variedade de ajustes, um dos problemas do carro no ano passado. Sem revoluções, mas com a intenção de cumprir o dever de casa para beliscar pontos.

Os pilotos

Paul di Resta

Nacionalidade: Escocês

Idade: 26 anos

Corridas: 39

Vitórias: –

Pódios: –

Poles: –

Títulos: –

Em 2012: 14º, com 46 pontos

Palpite: fez uma temporada constante em 2012 e foi até especulado por Mercedes e Ferrari. No fim, nada mudou. Terá que aparecer mais para ganhar oportunidade em um time maior. Potencial tem, falta resultado. Pode surpreender.

Continua depois da publicidade

Adrian Sutil

Nacionalidade: Alemão

Idade: 30 anos

Corridas: 90

Vitórias: –

Pódios: –

Poles: –

Títulos: –

Em 2012: não disputou

Palpite: Foi piloto da equipe de 2008 a 2011, até ser afastado ao agredir um membro da Lotus. Volta após vence ro duelo com o francês Jules Bianchi. É veloz, mas não passa de uma aposta antiga que ainda não vingou – e talvez nem vingue.

Nos testes

Foi bem ao ter Sutil em 7º e di Resta em 9º durante em Barcelona. O melhor resultado, porém, foi em Jerez: 3º melhor tempo, com o renegado Bianchi.

Depois de fechar a temporada passada com um desempenho de gente grande – Hulkenberg liderou no Brasil -, a equipe indiana parece ter bala na agulha para dar um passo além da zona de pontuação.