Nos próximos dias e até o início da temporada da Fórmula-1, Daniel Dias e Leandro Becker apresentam as equipes que disputarão a categoria em 2013. Confira!
Continua depois da publicidade
A equipe
Nome: Lotus F1 Team
País: Inglaterra
Chefe: Eric Boullier
Continua depois da publicidade
Vitórias: 36
Poles: 51
Titulos: 7 de construtores (último em 1978) e 6 de pilotos (último em 1978, com Mario Andretti)
Em 2012: 4º no mundial de construtores
História: Criada por Colin Chapman, a Lotus simboliza tradição na F1. Três brasileiros guiaram pela escuderia: Emerson Fittipaldi (campeão em 1972), Nelson Piquet e Ayrton Senna (quando venceu pela primeira vez). Sua trajetória confunde-se com a equipe que hoje é a Caterham (mas usou o nome Lotus em 2010 e 2011) e com a Renault, pela qual Alonso foi bicampeão em 2005 e 2006.
Palpite: O retorno de Raikkonen foi um dos destaques de 2012. Confiável e regular, o finlandês venceu uma e disputou o título em boa parte da temporada. Motivada, a equipe promete incomodar e até beliscar vitórias, mas ainda mantém o rótulo de azarão.
O carro
Nasceu com expectativa e bom humor. Lançado no fim de janeiro, o E21 trouxe inovação e uma frase pintada na lataria: “Eu sou sexy e sei disso”. O preto e dourado com pitadas vermelho o faz um dos mais belos do grid.
A Lotus preferiu manter o degrau no bico dianteiro, sem escondê-lo. O projetista James Allison acredita que as gramas a mais podem até melhorar a estética, mas pode prejudicar o desempenho.
Continua depois da publicidade
Com autoconfiança, a Lotus mostra assanhamento dentro e fora das pistas. Com Kimi readaptado à categoria, o ano promete ser ainda melhor do que o anterior.
Os pilotos
Kimi Raikkonen
Nacionalidade: Finlandês
Idade: 33 anos
Corridas: 177
Vitórias: 19
Pódios: 69
Poles: 16
Títulos: 1 (2007)
Em 2012: 3º colocado, com 207 pontos
Palpite: Foi a grande boa surpresa da temporada. Depois de abandonar a categoria com ar de desleixo, voltou frio e calculista como sempre. O Homem de Gelo adora surpreender, tanto na pista quanto fora dela (lembra das brigas com o engenheiro e do passeio em Interlagos?). È zebra para o título, mas é assim que ele gosta. E foi assim que papou a taça em 2007.
Romain Grosjean
Nacionalidade: Nasceu na Suiça, mas é naturalizado francês
Idade: 26 anos
Corridas: 26
Vitórias: –
Pódios: 3
Poles: –
Títulos: –
Em 2012: 8º, com 96 pontos
Palpite: É rápido, mas ganhou fama pelas barbeiragens, principalmente nas largadas. Tantas que foi apelidado de “Maluco da Primeira Volta” por Webber. Chegou a ser suspenso por uma corrida após provocar um acidente em Spa. Deve baixar a bola e ajudar Kimi, senão perde o emprego em 2014.
Nos testes
Teve bom desempenho e mostrou que pode surpreender em 2013. Grosejan (duas vezes) e Kimi colocaram o time preto e dourado no topo em três dias. Fora isso, sempre estiveram entre os melhores nas sessões.
Continua depois da publicidade
A volta de Raikkonen fez a equipe esquecer de Robert Kubica, grande aposta que acabou se acidentando em provas de Rali e não voltou mais à categoria. Larga como uma das forças do mundial, e muito mais experiente do que no ano passado, quando era uma incógnita.