Acompanhar mais de 200 atividades culturais em menos de três dias demanda foco. Diante da programação extensa da Maratona Cultural, que ocorre de amanhã a domingo, em Florianópolis, convidamos especialistas para analisar a agenda de espetáculos do evento, que é totalmente gratuita, e também sugerir um guia do que você não pode deixar de assistir. Confira hoje as indicações nas áreas de música e artes visuais. Amanhã será a vez de artes cênicas e cinema.
Continua depois da publicidade
:: MÚSICA
A Maratona recebeu mais de 600 projetos musicais e a curadoria dessa área foi feita pelos músicos e produtores Alegre Corrêa e Márcio Costa, que cuidaram dos projetos de música instrumental e MPB, rock e heavy metal.
– Fiquei feliz de ver a quantidade de projetos, muitos da Grande Florianópolis e também de outros estados do Brasil, até de Manaus (AM). O que levei em conta foi a qualidade dos trabalhos – diz Alegre.
Continua depois da publicidade
Para o produtor e músico Nani Lobo, a programação não refletiu exatamente o nível musical que se encontra na cidade e inclui repetições de atrações em relação ao ano passado.
– As atrações que recomendo têm boa qualidade. os artistas são tão bons quanto os que vêm de fora. São músicos que conheço e acompanho a trajetória. Quem for assistir vai sair satisfeito.
As indicações de Nani Lobo, produtor e músico
Sexta
Parque dos Coqueiros
11h: Ana Rosa e Chico Martins – show infantil
14h: Meliza e Piero (MPB)
19h30min: Gazu e banda (Reggae/MPB)
Célula Cultural
24h: Lenzi Brothers (blues/rock)
Escadaria do Rosário
20h: Skrotes (instrumental)
Palco Victor Meireles
12h: Silvio Mansani (violonista popular/erudito)
16h40min: Rivo Trio (samba/jazz)
18h: Choro a Quatro (choro/samba)
Domingo
Parque dos Coqueiros
14h: Giana Cervi (MPB)
17h: François Muleka (MPB)
Books and Beers
19h: Ralfh Pritikin (jazz e blues)
Praça Bento Silvério
19h30min: Dazaranha (reggae/rock)
Palácio Cruz e Sousa
10h: Piano no Museu com Luiz Gustavo Zago e solo de balé com Ana Carolina Leimann
Palco Victor Meireles
13h: roda de samba
:: ARTES VISUAIS
A curadoria da programação de artes visuais foi feita por Juliana Crispe, professora do curso de Artes Visuais da Udesc. As mostras incluídas na programação abrangem diferentes linguagens artísticas, como pintura, grafite, desenho, vídeo, instalação. Juliana fez também a curadoria da mostra Que Desfaça o Curso de Qualquer Certeza, que abre no Museu da Escola Catarinense amanhã.
Continua depois da publicidade
– Foram mais de 60 inscrições, dos quais 12 artistas foram selecionados para esta mostra especial. Os outros participantes foram convidados. São todos artistas contemporâneos e que oferecem várias possibilidades de leitura de suas obras – explica.
De acordo com Fernando Boppré, historiador e curador, a programação de artes visuais do evento se apresenta mais como uma agenda sistematizada de exposições já existentes nos museus, galerias e espaços de arte locais.
– Por isso acho que o ponto mais alto é a exposição Que desfaça o curso de qualquer certeza, que foi concebida e realizada exclusivamente para a Maratona, contando com a presença de excelentes artistas da cidade. Destaco também a mostra individual de Yannet Briggiler.
Continua depois da publicidade
As indicações de Fernando Boppré, historiador, cineasta e curador
Museu da Escola Catarinense
19h às 22h: abertura da exposição Que Desfaça o Curso de Qualquer Certeza com participação dos artistas Fabíola Scaranto, Claudia Zimmer, Coletivo Oito, Tiaraju Verdi, Lilian Barbon, Marina Moros, Fran Favero, Shayenne Alves, Joana Amarante, Jociele Lampert, Valmir Knop Junior, Guilherme Ribeiro, Augusto Benetti, José Carlos Rocha, Rebeca Guglielmi, Kelly Kreiss, Adriana dos Santos, Bruno Bachmann, Fê Luz, Susano Correia, Ana Batista, Isadora Stähelin, Bruno Rocha, Antonio Carlos da Silva, Elaine Maritsa, Elenice Berbigier, Eliane Veiga, Fabrício Garcia (manohead), Julia Iguti, Helena Werner, Paulo Roberto, Sandra Checluski, Sonia Brida, Terezinha Dias, Zulma Borges, Bianca Scliar, Diego de los Campos, Maurício Muniz, Clara Fernandes, Fernando Weber, Silvana Leal, Alice Assal, Adriana Barreto, Ramón Rodriguez e Letícia Waldow. Homenagem a Sandra Favero, Bebeto e Marco Antonio Martins (in memorian).
NaCasa Coletivo Artístico
19h: abertura da exposição Pátio de Verão, de Yannet Briggiler
:: Agende-se
O quê: 4ª Maratona Cultural de Florianópolis
Quando: de amanhã a domingo
Quanto: gratuito. Espaços fechados e com limitação de público terão ingressos distribuídos uma hora antes do início da apresentação
Programação, horários e informações: www.maratonacultural.com