O Catarinense 2020 começa nesta quarta-feira com três partidas e outras duas na quinta-feira. Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Joinville, Juventus, Marcílio Dias e Tubarão são as equipes que disputam o estadual mais acirrado do Brasil. Após um 2019 duro para a maioria dos clubes no Campeonato Brasileiro, a competição regional é oportunidade de readquirir a confiança para os desafios do segundo semestre, quem sabe com uma nova taça na galeria.
Continua depois da publicidade
Avaí

O Leão da Ilha remontou o elenco com contratações que chegaram para começar a pré-temporada, e ainda está de olho no mercado atrás de um camisa 9. Do outro lado a lista de saídas foi grande após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro, mas a expectativa é positiva com a chegada de nomes como os meias Wesley, Valdívia e Bruno Silva, e o atacante Rildo.
Treinador: No embalo do sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, o Avaí trouxe de Portugal o treinador Augusto Inácio, 64 anos. É a primeira passagem do técnico pelo futebol brasileiro. O principal título da carreira de Inácio é o campeonato português de 2000, com o Sporting.
Destaque: Emprestado ao Avaí, o meia Valdívia chega para armar o time e pode ser o camisa 10 que o Leão busca desde a aposentadoria de Marquinhos.
Brusque

Após um 2019 recheado de títulos, o Brusque chega a 2020 cercado de expectativa. O elenco comandado por Jersinho Testoni tem a base do time campeão da Série D do Brasileiro e da Copa Santa Catarina. As principais mudanças estão no setor ofensivo, onde diversos atletas deixaram o clube. Como reforço, o clube trouxe nomes como Alex Sandro, Dandan, Edu e Marco Antônio. Começou bem o ano, com o título da Recopa Catarinense.
Continua depois da publicidade
Treinador: Jersinho Testoni é um profissional que tem ligação com o clube há alguns anos. Assumiu o comando do time em meio à Copa Santa Catarina de 2019 e levou a equipe a conquista do título da competição.
Destaque: O meio-campista Thiago Alagoano é um dos remanescentes do grupo multicampeão em 2019. Habilidoso , polivalente e consistente, foi o vice-artilheiro da Série D nacional, com oito gols.
Chapecoense

Rebaixada para a Série B do Brasileirão, a Chape manteve parte do elenco de 2019 e fez contratações pontuais. A meta é diminuir a folha salarial, visto que clube tem problemas financeiros. Para o Catarinense o clube trouxe quatro reforços, mas espera ter um time base pronto até o início da Série B – foco do clube no ano.
Treinador: Escolhido por unanimidade pelo conselho gestor da Chapecoense o técnico Hemerson Maria tem nas mãos o trabalho de preparar o time em busca do sétimo título estadual e o retorno à elite do futebol nacional. Conhecido do futebol de SC, Maria estava treinando o Botafogo-SP.
Continua depois da publicidade
Destaque: Novo camisa 9 da Chape, Anselmo Ramon veio do Vitória e já defendeu Cruzeiro, Guarani e até o Avaí. Matador, o atacante tem 31 anos.
Concórdia

De volta à primeira divisão do Estadual, o Galo do Oeste montou um elenco com atletas rodados no futebol do Sul e alguns nomes conhecidos, como o volante Diego Felipe, o veterano Nenén e o artilheiro da Copa Santa Catarina do ano passado pelo Brusque, Moisés. O clube fez uma pré-temporada movimentada, até com excursão de amistoso pelo interior do Rio Grande do Sul.
Treinador: Comandante do Concórdia na campanha que garantiu o acesso, Celso Rodrigues foi mantido no cargo para 2020. No Galo do Oeste desde julho do ano passado, Celso já foi treinador e jogador na Chapecoense.
Destaque: Aos 23 anos, Moisés foi o artilheiro da Copa SC do ano passado atuando pelo Brusque, com nove gols. Antes disso ele já havia jogado pelo Concórdia, em uma passagem de 19 jogos e sete gols.
Continua depois da publicidade
Criciúma

Outro catarinense que vem de um rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Tigre se readequa para 2020 e contratou bastante: mais de 10 reforços. O time também conseguiu manter jogadores importantes na reta final da Série B, como Foguinho e Andrew. A aposta do Criciúma para o começo de ano é focar nos atletas jovens da base e resgatar a torcida.
Treinador: No Tigre desde setembro, o técnico Roberto Cavalo resistiu ao rebaixamento para a Série C no Brasileiro e teve o contrato renovado para 2020. O experiente treinador fala em “apagar a má impressão” e voltar a fazer um bom trabalho no clube carvoeiro.
Destaque: O Criciúma trouxe um pacotão de reforços para 2020, com destaque o atacante Taylon, 24 anos. Ele vem do futebol árabe, estava no Al Urooba, dos Emirados Árabes.
Figueirense

O Figueirense reduziu mais ainda a folha de pagamento para 2020 e montou um time jovem de olho no Catarinense e na Série B do Brasileiro. A média de idade do elenco atual é de 24 anos, mesmo com a chegada de atletas experientes e que devem ser importantes na temporada, como o goleiro Sidão e o meia Arouca.
Continua depois da publicidade
Treinador: Márcio Coelho é profissional do Figueirense desde 2011. Trabalhou nas categorias de base, no comando da equipe júnior e dirigiu o time principal em nove partidas de forma interina, entre elas na campanha de permanência na Série B em 2019. Era auxiliar técnico do treinador Pintado, que deixou o clube no fim do ano.
Destaque: A experiência do goleiro Sidão pode ser um fator importante em 2020. Aos 37 anos, deve ser um dos líderes do time dentro e fora de campo.
Joinville

O JEC manteve a base do time que disputou a Copa SC no segundo semestre do ano passado, com algumas contratações para reforçar o elenco. A grande novidade é o retorno de três ídolos da torcida: o atacante Lima, o goleiro Ivan e o meia Wellington Saci. Nesta semana, ainda foram promovidos seis jogadores do time sub-20 para a equipe principal.
Treinador: O JEC anunciou em novembro o retorno do técnico Fabinho Santos. Ele teve uma passagem pelo Tricolor em 2017 durante o Campeonato Catarinense e a Série C do Brasileiro. Foi jogador do clube e comandou as categorias de base entre 2013 e 2016.
Continua depois da publicidade
Destaque: O maior artilheiro da história do Joinville está de volta ao clube. O atacante Lima marcou 140 gols em 202 jogos com a camisa tricolor, sendo campeão da Série C com o time em 2011.
Juventus

O Juventus manteve no elenco apenas o zagueiro Júnior Fell, os volantes Mikael e Sampsom, e o meia Jean Felipe para a temporada 2020. Por isso, 26 atletas foram contratados para a disputa do Catarinense. Entre eles, estão 10 jogadores do Almirante Barroso, que subiu para a Série A do Estadual, mas desistiu de participar por questões estruturais.
Treinador: Em novembro, o Juventus anunciou o técnico Jorginho, que já comandou a Chapecoense. Ele também tem passagem pelo Palmeiras, em 2009, e a Portuguesa dois anos depois. O título da Série B do Campeonato Brasileiro com a Lusa é o maior destaque da carreira do comandante.
Destaque: O lateral Régis, 30 anos, ex-São Paulo e São Bento-SP, é a grande contratação do Juventus para a temporada. No fim do ano, o clube até fez uma campanha para anunciar que havia contratado um “jogador misterioso”. Poucos dias da estreia, ainda, o clube anunciou o conhecido Anderson Pico.
Continua depois da publicidade
Marcílio Dias

Depois de uma boa participação no Catarinense do ano passado, quando a classificação às finais bateu na trave, o Marinheiro manteve alguns atletas no elenco e trouxe reforços com passagem em clubes paulistas. Na preparação para 2020 fez uma série de testes e chegou a viajar até Curitiba para um jogo-treino contra o Athletico-PR.
Treinador: Vindo do Novorizontino-SP, Moisés Egert tem 42 anos e experiência no interior de São Paulo, onde já dirigiu equipes como XV de Piracicaba, Noroeste, União Barbarense, Ferroviária, Sertãozinho, Linense e Mirasol. No currículo, acessos no Paulistão e títulos da Copa Paulista.
Destaque: O goleiro Belliato, 32 anos, conhece muito bem o Catarinense e vem de uma boa fase pelo Tubarão, onde era titular absoluto.
Tubarão

Depois de anos de crescimento, o clube tem orçamento mais apertado e em 2020 vai dar bastante espaço para atletas da casa, formados no clube ou que têm contrato por mais tempo. O Peixe fez uma pré-temporada de vários testes e trouxe reforços pontuais.
Continua depois da publicidade
Treinador: Conhecido do futebol catarinense, Pingo chegou ao Tubarão em junho do ano passado após um ótimo campeonato gaúcho pelo Caxias. Com boas passagens por Avaí, Metropolitano e Brusque, ele tem contrato com o time do Sul do Estado até o fim do Campeonato Catarinense.
Destaque: Formado nas bases do próprio Tubarão, o jovem atacante Robertinho também pode jogar como meia ou ponta. É canhoto e jogou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Figueirense no ano passado.
Mais notícias sobre o futebol de Santa Catarina no NSC Total