Especialistas concordam que o planejamento para a aposentadoria deve começar cedo, de preferência no início da carreira profissional.
Continua depois da publicidade
Contudo, a maioria dos brasileiros não segue essa recomendação. Segundo a Anbima, 48% dos brasileiros dependem exclusivamente do INSS para a aposentadoria, e apenas 18% fazem aplicações visando o futuro. A previdência privada é ainda menos comum, com somente 9% dos brasileiros possuindo um plano.
A previdência social no Brasil é financiada por empresas, trabalhadores e governo. Mas está fadada ao fracasso. Isso porque o quadro se assemelha mais a uma pirâmide, com os novos entrantes bancando o pagamento dos mais antigos.
Como a população brasileira envelhece mais a cada ano que passa, por conta do aumento da qualidade de vida, naturalmente existirão mais recebedores que pagadores e o sistema inevitavelmente quebrará.
Perceba: não se trata de uma possibilidade, mas de uma certeza matemática. Foi exatamente o que ocorreu em países como Itália e Japão. Certamente, esse dia chegará também para o Brasil e quem contribui hoje (compulsoriamente) para o INSS corre sério risco de não ter o retorno esperado no futuro.
Continua depois da publicidade
Mas não é necessário depender do INSS. Nem tampouco escolher entre previdência social ou privada. Aliás, é possível e recomendável utilizar ambas. A previdência privada não substitui os benefícios do INSS, mas garante uma aposentadoria mais tranquila, além de servir ferramenta eficaz para o planejamento financeiro e sucessório.
Conheça a Previdência Privada
No Brasil, a relevância de contar com um plano de previdência privada tem se destacado cada vez mais, principalmente após as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência. A previdência privada é um tipo de investimento de longo prazo que serve como complemento à previdência pública, oferecendo uma alternativa para a construção de uma reserva financeira para a aposentadoria.
Os planos de previdência privada são adaptáveis à realidade financeira do investidor, permitindo aportes periódicos que são aplicados em investimentos de baixo risco. Ao final do prazo estabelecido, o investidor pode resgatar o montante acumulado, juntamente com os rendimentos, de acordo com suas necessidades.
Além disso, a previdência privada pode ser utilizada para outros objetivos, como planejamento educacional dos filhos e planejamento tributário e sucessório (por ser um investimento que não entra em inventário).
Continua depois da publicidade
Se você quer entender a fundo como a Previdência Privada pode ser interessante para você, recomendamos baixar um e-book exclusivo e gratuito da EQI Research, casa de análise da EQI Investimentos. Com ele, você poderá montar um futuro independente do INSS, garantindo segurança e rentabilidade.
O que você vai aprender no e-book:
- Como planejar a aposentadoria?
- O que é Previdência Privada?
- Previdência Privada aberta ou fechada? Entenda a diferença
- Tipos de renda na Previdência Privada
- Previdência como investimento: benefícios além da aposentadoria
- Como funciona a tributação na Previdência Privada
- Como funciona a portabilidade?
- Fundos de Previdência: como funcionam?
- Riscos da Previdência e necessidade de assessoria qualificada