Gustavo Kuerten e Novak Djokovic se encontraram nesta sexta-feira, para a coletiva que antecipou detalhes do desafio de sábado, que pela primeira vez reunirá os dois campeões em quadra, às 18h30min, no Maracanãzinho. O atual líder do ranking da ATP nunca enfrentou Guga no circuito profissional. Ele mesmo esclareceu que apenas treinou com o tricampeão de Roland Garros quando tinha 17 anos. Os dois tenistas ressaltaram que o jogo de amanhã representa a realização de um sonho.

Continua depois da publicidade

– Eu pensava: será que ele vem mesmo? Essas possibilidades eram muito distantes para nós anos atrás. A gente teve felizes oportunidades de viver o tênis como número 1 do mundo, mas ter um estrangeiro, número 1 do mundo aqui, é a primeira vez que isso acontece. Hoje é um dia que simboliza o quanto esse esporte é importante para o nosso país – declarou Guga, que também fez questão de traduzir a mensagem, em inglês, para Djokovic:

– Estou muito satisfeito que você veio, isso pra mim é incrível. Nunca imaginei que, com a minha idade, treinaria tanto. Na verdade, uma hora e meia, por dia, já é muito pra mim. Será mais um dia para guardar na minha memória. Você, como atual número 1 do mundo e estrangeiro, vir para cá é muito especial para nós.

Foi a deixa para o atual número 1 do tênis mundial declarar sua admiração por Guga.

Continua depois da publicidade

– O Guga tem um caráter, uma personalidade, uma energia muito positiva – declarou Djokovic.

Os dois tenistas também lembraram a importância social do esporte, citando o trabalho que realizam por meio de suas fundações. Gustavo Kuerten enfatizou a importância do trabalho voluntário.

– Cada um deve fazer o que pode, nós em Santa Catarina, com o IGK, estamos trabalhando intensamente – explicou.

Continua depois da publicidade

O desafio de amanhã será disputado numa quadra de saibro que já foi testada por Guga.

– Me perguntaram: como você vai surpreender o Djokovic? Se nem Federer, Nadal e Murray conseguem, como eu vou surpreendê-lo? Só seu eu sambar do outro lado da quadra! Mas, se eu conseguir encaixar uma paralela de esquerda já vai estar de bom tamanho – brincou.

Logo após a coletiva os dois tenistas visitaram a Rocinha para inaugurar a primeira quadra pública de tênis da comunidade que esta semana completa um ano de pacificação. Guga e Djokovic trocaram bolas com as crianças da comunidade que vão contar com aulas de tênis gratuitamente.

O jogo de amanhã será a segunda exibição do ano de Gustavo Kuerten no Brasil. No último dia 20 de outubro, o tricampeão do saibro francês venceu por 6-2 e 7-6 (5) o equatoriano Nicolás Lapentti, durante o amistoso da Semana Guga Kuerten, realizado em São José, na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade