O ex-tenista catarinense Gustavo Kuerten destacou a importância do trabalho dos professores para a formação esportiva, social e pedagógica dos jovens durante um encontro com alunos de duas escolas de Florianópolis, na manhã dessa terça-feira, no Norte da Ilha. A atividade fez parte da 8ª edição da Semana Guga, que acontece no Jurerê Sports Center até o próximo domingo.
Continua depois da publicidade
Até domingo, em @jurerein, acontece a 8a @SEMANAGUGA. Crianças e adolescentes em contato com o tênis: pic.twitter.com/2LyEXYu6PH
— Felipe Reis (@felipe__reis) 11 de outubro de 2016
Sentado em frente a um mini Hall da Fama com os principais troféus e conquistas da carreira no tênis – entre eles, a tocha olímpica que carregou na abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro -, Guga respondeu às perguntas dos estudantes de duas escolas particulares da Capital. A plateia tinha entre 5 e 10 anos de idade, e interagiu com o ídolo por meio de perguntas sobre o começo da vida no esporte, como Guga era na escola e comentários do tipo: “eu sempre vejo você na televisão” ou “cadê o seu cachorro” – esta última, em referência ao labrador Medalha que o manezinho ganhou após conquistar o público com simpatia demonstrada durante os jogos.
“Eu acredito na transformação que o esporte promove, nas vidas que ele muda. Por isso eu falo em persistência, em correr atrás dos sonhos. Espero que depois da Olimpíada essa mensagem fique ainda mais clara”, disse, ao falar sobre a interação com as crianças.
Guga disse que os professores têm muita responsabilidade nas conquistas dos seus alunos: “Cada um deles que está aqui merece um troféu, a gente tinha que ir entregar lá nas escolas, só pelo que eles podem fazer de bom por esses jovens”.
Continua depois da publicidade
A Semana Guga vai até o próximo domingo. Além do incentivo ao esporte, o evento promove competições e torneios – entre eles a Copa Guga, que reúne mais de 1600 atletas de 26 estados e 10 países. Uma competição especial, focada em tenistas com 14 anos de idade, vai levar o vencedor para Londres com acompanhante para participar do Le Mondial Lacoste, torneio que reúne apenas seis atletas, de todo mundo para disputar o ATP World Tour Finals, de 13 a 20 de novembro. No ano passado o campeão dos 14 anos, Matheus Queiroz foi a Londres, representando o Brasil.