Até mesmo os gigantes caem, os melhores são derrotados e entram em crise. É o caso do atual campeão inglês Manchester City. O time comandado por Pep Guardiola chegou a seis jogos seguidos sem vencer – cinco derrotas – e ingressou em sério momento de instabilidade – algo tão comum no futebol brasileiro, mas praticamente inédito para o espanhol.

Continua depois da publicidade

O City levou 4 a 0 do Tottenham, em casa, pela 12ª rodada da Premier League, no fim de semana. Maddison, duas vezes, Pedro Porro e Johnson marcaram e formaram a goleada. Nem mesmo o artilheiro Haaland conseguiu salvar os Citizens do pior.

Na terça, empate com o Feyenoord, da Holanda, por 3 a 3, em uma situação bizarra em jogo válido pela Liga dos Campeões. Disposto a encerrar a má fase de vez, o City dominou o adversário e chegou a abrir 3 a 0, com dois gols de Haaland e um de Gundogan. 

E então veio a reação do Feyenoord, graças a trapalhadas dos ingleses. Em um erro grotesco em recuo de bola, Moussa ficou com um presente e deu ânimo aos visitantes. Santi Giménez e Hancko se aproveitaram da instabilidade inglesa e deixaram tudo igual no final do segundo tempo. Grealish ainda acertou uma bola na trave nos descontos e quase recolocou o City na frente novamente. 

Guardiola parecia atônito com os erros defensivos do City (Reprodução/DAZN)

Guardiola parecia atônito com os erros defensivos, quando a câmera da transmissão focava nele. É a pior marca na carreira do treinador, que  renovou contrato com o City por mais duas temporadas.

Continua depois da publicidade

– Cometemos erros e concedemos esses três gols. Não estamos em um momento bom, estamos instáveis – afirmou Guardiola em entrevista à TNT Sports após a partida.

A equipe caiu para Tottenham (Copa da Liga Inglesa), Sporting (Liga dos Campeões), Bournemouth e Brighton, pela Premier League, além do revés de sábado antes do empate pela Champions. O City ainda perdeu uma sequência de 52 jogos de invencibilidade no Etihad Stadium.

O City se manteve na segunda colocação, com 23 pontos, mas viu o Liverpool disparar na liderança, com 31. Embalado pela boa fase de Salah, os Reds venceram o Southampton por 3 a 2, domingo. O egípcio, aliás, deixou o futuro aberto na carreiro.

– Estamos quase em dezembro e ainda não recebi qualquer proposta para continuar no clube. Provavelmente estou mais fora do que dentro – disse Salah aos jornalistas na zona mista.

Liverpool e City farão o principal jogo da próxima rodada do Inglês. O duelo será às 13h (de Brasília), em Anfield.

Porto chegou a terceira derrota consecutiva e entrou em crise (Reprodução/A Bola)

Outro time que entrou em crise é o Porto, em Portugal. Campeão das últimas três edições da Taça de Portugal, a equipe acabou derrotada por 2 a 1 para o Moreirense e chegou ao terceiro revés consecutivo.

– O Moreirense faz história e agrava a crise no Porto. A equipe perdia por 1 a 0, conseguiu virar o resultado para 2 a 1, segue em frente na competição e elimina o Porto pela primeira vez. É um ambiente terrível entre os dragões – escreveu o jornal Diário de Notícias.

Vale lembrar que o Porto é o segundo colocado no Campeonato Português, com 27 pontos, mas vem de derrota para o Benfica, que tem 25. O Sporting segue imbatível com 100% de aproveitamento e 33 pontos em 11 rodadas.

Continua depois da publicidade

Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal