Três guardas municipais ajudaram uma mulher de 92 anos que estava trancada dentro de um carro em Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis. A idosa, que estava com falta de ar, sofre de Alzheimer. Ela não teve ferimentos. A ocorrência foi registrada por volta de 22h desta segunda-feira (4).

Continua depois da publicidade

Segundo a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), uma equipe fazia uma ronda pelo bairro quando foram chamados por pessoas que perceberam a situação. O veículo estava em uma das esquinas da Rua Madre Maria Vilac, perto da praia.

O carro tinha as portas trancadas – apenas um dos vidros ficou um pouco abaixado, com um vão de cerca de três centímetros. A mulher estava desorientada, com dificuldades para respirar e presa pelo cinto. Para removê-la, os guardas quebraram o vidro do automóvel para destravar a porta.

Segundo a GMF, desde que eles foram abordados até retirar a senhora de dentro do carro, a ação durou, ao todo, aproximadamente cinco minutos. O Samu foi acionado, mas como a idosa já estava recuperada, ela não precisou ser levada para o hospital.

Carlos Donato, um dos guardas que atendeu a ocorrência, acabou tendo a mão cortada pelos estilhaços, quando quebrou o vidro com um bastão, e foi atendido na UPA Norte.

Continua depois da publicidade

O proprietário do veículo foi localizado depois. Ele se identificou como genro; a filha da idosa estava junto com ele. Ainda de acordo com Donato, optou-se em não registrar abandono de incapaz, pois a mulher poderia ficar nervosa, e o caso foi avaliado como um descuido, e não como uma intenção de se cometer maus tratos.

Confira o vídeo da ação divulgado pela GMF: