Os 37 agentes da Guarda Municipal de Joinville recebem treinamentos de defesa pessoal e de tiro. A capacitação faz parte do ciclo de atualização anual que os agentes precisam realizar com no mínimo 80 horas, devido ao convênio com a Polícia Federal para a manutenção do porte de arma. As duas últimas turmas realizam a capacitação de tiro nesta terça-feira (7) e na sexta-feira (10).
Continua depois da publicidade
Segundo o gerente da Guarda Municipal, Sérgio Afonso de Souza, os agentes são divididos em quatro grupos para realizar o treinamento, para não interromper o atendimento ao público.
– Estamos atualizando técnicas de Tiro Defensivo Policial. Temos a novidade de que, pela primeira vez, o treinamento está sendo ministrado pelos próprios guardas da corporação – informa Souza. Dois guardas passaram pela capacitação em São Paulo e atuam como instrutores de tiro para os demais agentes. As aulas acontecem no estande de tiro do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville.
O coordenador responsável pela organização das capacitações Eduardo Ferraz dos Santos Sontag, ressaltou a importância da capacitação e treinamentos para o exercício das atribuições.
– A Guarda Municipal é uma instituição de caráter preventivo, logo a possibilidade de o guarda ter um confronto armado é reduzida. Mas é preciso estar qualificado e treinado, porque, caso se depare com uma situação em que necessite da arma, ele faça de forma eficiente. Com isso, a Guarda Municipal consegue dar mais segurança à população – destaca.
Continua depois da publicidade
Esta é a segunda etapa dos treinamentos anuais que a corporação recebe neste ano. A primeira etapa aconteceu em março e abril e trabalhou a Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização, treinamento também ministrado por um dos agentes.