A tropa da Guarda Municipal de Joinville já circula pelas ruas da cidade com os revólveres calibre 38 doados pela Polícia Militar. O armamento foi incorporado nesta terça-feira pelos 44 membros da corporação.

Continua depois da publicidade

Assim, todos os guardas municipais passam a contar com a tonfa (espécie de cassetete), colete balístico, algemas, spray de pimenta, taser (pistola elétrica) e revólver entre os equipamentos básicos de proteção.

O revólver, defende o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, César Nedochetko, deverá ser usado apenas em circunstâncias extremas e como último recurso no emprego da força.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Continua depois da publicidade

-É, antes de tudo, uma segurança pessoal do guarda municipal. Todos estão treinados para fazer o uso progressivo da força. A Guarda foi treinada para a mediação pacífica dos conflitos, mas está preparada para o uso da arma caso seja necessário – reforça Nedochetko.

Antes de garantirem o porte das armas, os guardas municipais passaram por um curso de formação técnica e prática durante quatro meses na Academia de Polícia, em Florianópolis, no ano passado. Com a liberação dos armamentos, a Guarda Municipal assumiu definitivamente a segurança da rodoviária a partir desta terça.

Serão deslocados dois guardas para cada um dos três turnos de trabalho. Segundo o comandante do 8º Batalhão da PM em Joinville, tenente-coronel Nelson Coelho, a presença da Guarda Municipal na rodoviária libera ao menos oito policiais militares, que antes se revezavam no posto local, para outras atividades.

Continua depois da publicidade

-Isto otimiza o nosso trabalho. É um ponto a menos que exige a nossa presença de maneira fixa e nos permite ampliar a mobilidade do patrulhamento – destaca Coelho.

A previsão é de que outros espaços de uso do município, como pórticos e bibliotecas, também contem com guardas municipais presentes depois que a corporação receber o reforço de mais 60 guardas.

Guarda armada também na Capital e em Bal. Camboriú

Além de Joinville, as cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú também contam com guardas municipais armados. Blumenau ainda prepara a criação de uma Guarda Municipal na cidade, mas já prevê que a corporação faça uso de arma de fogo.

Continua depois da publicidade

A exemplo de Joinville, onde o uso de armas foi tema de discussão desde que o prefeito Udo Döhler anunciou que contaria com uma Guarda armada, Blumenau também concentra debates a favor e contrários ao armamento da futura corporação.

Conheça as Guardas armadas de SC

Florianópolis

Início das atividades: 2004

Estrutura: 146 guardas municipais, 20 carros e 15 motocicletas.

Modelo: Guardas andam armados e também portam tonfa, spray de pimenta e taser.

Balneário Camboriú

Início das atividades: 2011

Estrutura: 82 guardas municipais e 25 viaturas, entre carros e motos

Modelo: Trabalham armados, mas sem taser nem spray de pimenta.