Os guardas de trânsito de Blumenau voltaram integralmente para as ruas durante a tarde desta quarta-feira (2). Após paralisação durante a manhã, a Associação dos Guardas Municipais de Blumenau e Região Metropolitana do Vale do Itajaí (Asguard) entrou em acordo com a prefeitura para retomar as atividades.

Continua depois da publicidade

A decisão foi tomada após a reunião nesta tarde entre os representantes da Asguard com os secretários de Trânsito e Transportes, Marcelo Schrubbe, de Administração, Anderson Rosa, e Gestão Governamental, Paulo Costa. Houve o início de uma negociação com o poder público sobre as demandas dos agentes de trânsito, que deixaram apenas 30% do efetivo nas ruas durante parte do dia.

O agente de trânsito e presidente da Asguard, Sandro Fávero, afirma que a paralisação foi suspensa por enquanto, mas pode ser retomada se houver descumprimento dos prazos ou itens que foram acordados. Conforme Schrubbe, os trabalhadores voltaram a trabalhar normalmente desde às 14h, já que essa era uma exigência para o início das negociações.

Prazos para atender as reivindicações

A principal reivindicação da categoria, que é a avaliação Plano de Cargos e Salários, agora tem prazos. De acordo com Fávero, a Secretaria de Trânsito e Transportes deve entregar o documento na Procuradoria-Geral do Município até o dia 15 de outubro. Depois, a procuradoria deve ter mais 30 dias para avaliar o impacto financeiro e operacional das mudanças.

A prefeitura afirma que os agentes foram orientados sobre o adicional por periculosidade, outra demanda da categoria, com o esclarecimento do critério que determina os casos em que há o pagamento. O Executivo Municipal também ressalta outras solicitações dos agentes tiveram encaminhamentos durante a reunião.

Continua depois da publicidade