Tropas armadas vão viajar nos mesmos ônibus que os competidores entre a Vila Olímpica e os locais de competição durante os Jogos Olímpicos de Atenas/2004. A informação foi divulgada por oficiais do Comitê Olímpico da Austrália, mas não foi confirmada pelos organizadores do evento na Grécia.

Continua depois da publicidade

Presidente da entidade australiana, John Coates disse que a última vez em que guardas armados foram usados em ônibus numa olimpíada foi em Montreal/1976, em resposta ao ataque terrorista a atletas israelenses em Munique/1972. O diretor de segurança da equie olímpica da Austrália, Bob Myers, acrescentou que os atletas estarão sujeitos a severos procedimentos – incluindo portões magnéticos, raios-X, detetores de metal manuais, patrulhas armadas e cães farejadores.

A Grécia está deflagrando o mais caro plano de segurança da história dos Jogos Olímpicos, num valor aproximado de 650 milhões de euros e envolvendo mais de 50 mil oficiais de segurança – o triplo do contingente utilizado em Sydney/2000 -, além de 2 mil câmaras de vídeo distribuídas por Atenas.

As informações são da Agência Reuters.

Continua depois da publicidade