Em blitz de três horas no Centro de Florianópolis na noite deste sábado (13), a Guarda Municipal flagrou nove motoristas dirigindo alcoolizados. Três deles foram presos por crime de trânsito, pois apresentaram nível superior a 0,33 mg/l de álcool no teste do bafômetro.

Continua depois da publicidade

Os outros seis condutores, que apresentaram entre 0,05 mg/l e até 0,33 mg/l de álcool no teste, receberam multa e tiveram o direito de dirigir suspenso por um ano.

A ação da Guarda Municipal abordou um total de 385 condutores. Destes, 22 se recusaram a fazer o teste do bafômetro e também receberam multa, além de ter o veículo removido e a suspensão do direito de dirigir por um ano.

A abordagem também flagrou cinco motoristas com veículo sem licenciamento, dois dirigindo sem carteira de motorista e um com a carteira vencida. Além disso, uma mulher foi detida por desacato e outros 13 carros foram removidos por medida administrativa.

Teste e penalidades

O resultado é considerado positivo quando apresentar índice de álcool igual ou superior a 0,05 mg/l e até 0,33 mg/l. Neste caso, o motorista sofre apenas medidas administrativas, com multa no valor de R$ 2.934,70, remoção do veículo e suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso o teste aponte medida superior a a 0,34 mg/l de álcool, além de todas as medidas administrativas o condutor também recebe voz de prisão.

Continua depois da publicidade