A Guarda Municipal de São José recebeu ontem armas de fogo para reforçar a segurança nas ruas do município. Os profissionais podem, a partir de agora, trabalhar armados com espingardas calibre 12 e pistola 380.
Continua depois da publicidade
Em 2014, os 116 guardas municipais de São José participaram do curso de armamento e tiro, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF),com 100 horas/aula e exame psicotécnico. Os agentes também receberam treinamento do 7º Batalhão da Polícia Militar, com orientações sobre arma de fogo, cuidados básicos, manuseio da arma e abordagem de pessoas.
Para a prefeita Adeliana Dal Pont, mesmo a segurança nãosendo responsabilidade direta do município, a Guarda Municipal contribui paracoibir crimes.
— Estou muito satisfeita porque conseguimos chegar ao final desse processo que demorou mais que o esperado — reconheceu. Durante o ato, a prefeita anunciou ainda a entrega de dois novos veículos para compor o quadro de viaturas da Guarda Municipal.
Continua depois da publicidade
As armas foram adquiridas pela administração municipal e a prefeitura dependia apenas do convênio com a Polícia Federal para que as armas pudessem ser usadas. A liberação das identidades funcionais dos guardas e o porte de arma só ocorreram neste mês de maio.
A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, afirmou que o armamento vai trazer, primeiramente, segurança aos próprios guardas municipais que estão trabalhando na rua.
— Eles já trabalhavam com armas não letais, mas com o porte de armas de fogo acreditamos que impõe mais respeito, trazendo mais segurança no desempenho das funções da Guarda Municipal — explicou.
Continua depois da publicidade
Ela defendeu ainda que o porte de arma letal traz segurança também para a população e, no primeiro dia do uso dos equipamentos, os guardas já atuaram e prenderam em flagrante um homem após cometer um roubo em um estabelecimento comercial, no bairro Campinas.