A Guarda Municipal de São José vai ampliar as rondas ostensivas no Centro da cidade. O serviço especializado em Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi criado para dar apoio às demais ações realizadas pela Guarda e funciona com uma guarnição que costuma operar com mais de dois agentes. Eles irão receber treinamentos mensais para atender ocorrências com maior volume de pessoas e de veículos, simulando ações de enfrentamento nas ruas de São José.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

— Esse treinamento é crucial para manter os agentes sempre atualizados com as melhores técnicas, tanto para mantê-los seguros, como também determinar a efetividade das ações — explica a comandante da Guarda Municipal, Micheli Vidotto Maçambani.

Além das ações de abordagem, os agentes também têm atendido várias situações com motoristas que foram assaltos ou furtados. O setor de inteligência encaminha situações já verificadas, inclusive, pela central de videomonitoramento, que identifica os crimes e direciona para o setor de rondas ostensivas.

A Guarda Municipal vem realizando um trabalho intenso na segurança e deflagrando ações como a Operação Saturação e Sentinela. Já foram realizados o cumprimento de mandados de prisão e recuperação de veículos furtados.

Continua depois da publicidade

— Essa equipe de rondas ostensivas vem consolidar esse trabalho mais intenso da Guarda Municipal na segurança, e esse planejamento faz parte de um projeto de reaparelhamento e reestruturação da Guarda que tem recebido investimentos para atender essa necessidade da população por segurança, assim como o concurso que está em andamento para a contratação de 40 novos agentes — revela Clenilson Viera Seberino, chefe de operações da GMSJ.

Chuva deixa SC em “alerta vermelho” para inundações na divisa com o RS

A central de videomonitoramento de São José tem parceria com o Governo do Estado e possui 377 câmeras instaladas no município, com seis totens, 205 câmeras 360º e 165 câmeras fixas. A Central também tem parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina, que mantém na unidade de videomonitoramento um policial à disposição, que ajuda a encaminhar situações agilizando o trabalho.

Operação Sentinela

Após seis meses da operação Sentinela, a Secretaria de Segurança de São José divulgou o balanço realizado em 1.104 eventos de rondas preventivas, gerando 470 ocorrências:

  • 38 Ocorrências de furto, sendo 15 de furto de fios
  • 03 Ocorrências de roubo e recepção
  • 04 Mandados de prisão cumpridos
  • 03 Veículos recuperados de furto ou roubo
  • 13 Ocorrências de perturbação do sossego
  • 04 Ocorrências por pichação e dano
  • 16 Carrinhos recolhidos conforme a lei 6.039/21

Continua depois da publicidade

Veja algumas ações realizadas

Leia também

Passarela da praia dos Açores no sul da ilha é revitalizada

Temporal que atinge Rio Grande do Sul chega a Santa Catarina e gera alerta da Defesa Civil

Chuva deixa desalojados, provoca alagamentos e cancela aulas em SC

Escolas cancelam aulas nesta quinta-feira devido às fortes chuvas no Sul de SC