A Guarda Municipal de Joinville começa 2022 com novidades. Desde os primeiros dias do ano, a equipe agora conta com 37 novos membros, totalizando 78 servidores ativos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Inicialmente, as contratações eram previstas para junho de 2020, considerando que os concorrentes já haviam sido aprovados no concurso público e passado pelo processo de capacitação para os cargos. No entanto, a Lei Complementar 173/2020, que restringia contratações para o setor público durante a pandemia, entrou em vigência e adiou o início dos novos guardas.
Agora, no dia 1° de janeiro, a lei chegou ao fim e foi possível legitimar as contratações. Os novos membros da Guarda Municipal estão passando pelo processo de treinamento no Centro de Formação, Treinamento e Capacitação da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot). Lá, aprenderão técnicas de treinamento especial, principalmente de tiro.
— Este é um reforço muito importante para a nossa Guarda Municipal. Joinville está passando de 41 para 78 servidores atuando no suporte às demandas da cidade. Sem dúvida, é um ganho relevante para a área da segurança pública — apontou Paulo Rogério Rigo, secretário da Seprot.
Continua depois da publicidade
Contratações eram aguardadas desde 2019
Expectativas para a expansão da Guarda Municipal já existiam desde 2019, ano em que ocorreu o processo seletivo. No entanto, não havia estimativa do número de novos oficiais, considerando que a lista de aprovados só seria divulgada no ano seguinte.
> Efetivo da Guarda Municipal de Joinville vai dobrar de tamanho
Com esta expansão concretizada, não há previsão para novas contratações, ao menos a curto prazo.
Leia mais:
Joinville monta plano para ampliar atuação da Guarda Municipal