-Hoje estamos fazendo história. Estamos vendo nascer um ente da segurança pública que vai ser parte do patrimônio da cidade de Joinville-, afirmou o secretário de Proteção Civil e Segurança de Joinville, Francisco José da Silva.
Continua depois da publicidade
A frase foi dita na manhã desta terça-feira, em Florianópolis, na aula inaugural da Guarda Municipal de Joinville. Quarenta e oito alunos que passaram no concurso da guarda ficarão quatro meses em treinamento na Acadepol (Academia da Polícia Civil).
Depois, passam por um mês de estágio, em Joinville, atuando ao lado da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários. A formatura será no dia 18 de dezembro.
O concurso da guarda municipal foi de nível médio, mas 60 % dos estudantes tem nível superior. O professor Fabio Jose Dantas de Melo é um deles. Nascido em Brasília, ele estava morando em Itajaí quando prestou o concurso para a guarda.
Melo ficou entusiasmado pela oportunidade de ser um dos pioneiros da Guarda Municipal de Joinville.
Continua depois da publicidade
-Acredito que tem muito da educação na questão da segurança. Quero ver como o trabalho educacional da guarda vai trazer benefícios para a comunidade-, assinala.
O joinvilense Marcio Kuhnen, 26 anos, vem de uma família de militares e está empolgado com o curso na Acadepol.
-Uma cidade do tamanho de Joinville precisa de uma Guarda Municipal-, afirma Kuhnen, que trabalhava em Joinville como metalúrgico e estudava ciências contábeis.
Os alunos terão aulas práticas de defesa civil, tiro e direção defensiva. Entre as disciplinas teóricas, estão noções de direito penal, mediação de conflitos e crimes ambientais.
Continua depois da publicidade
-Eles terão também uma orientação muito forte no monitoramento de crianças e adolescentes nas escolas. Principalmente, na prevenção contra o tráfico e o uso de drogas-, explica o professor Luis Henrique Malheiros, pedagogo da Acadepol.
Durante a realização do curso, os 48 futuros integrantes da guarda receberão proventos mensais para sua manutenção fora da cidade no valor de R$ 2.285, que corresponde ao vencimento-base do cargo, sem adicional de periculosidade ou gratificação de função.
A capacitação será concluída no dia 18 de dezembro, com a formatura da primeira turma da Guarda Municipal de Joinville. Em janeiro, todos estarão em plena atividade.