A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) receberá 15 novas viaturas e contratará novos agentes para atuação nos próximos meses. A informação é da comandante da instituição e secretária de Segurança Pública, Maryanne Mattos, e foi dita durante entrevista ao Notícia na Manhã desta segunda-feira (17).
Continua depois da publicidade
Segundo a chefe do órgão, as viaturas que são utilizadas hoje fazem parte de um contrato de locação e devido às condições de uso e ao tempo do contrato, “estão bastante sugadas”. Há vários relatos de cidadãos que afirmam ver carros com a lataria amassada e pneus carecas sendo usado pelos agentes da GMF.
– Teremos 15 novos carros do modelo Duster (Renault), que estão sendo plotados e vão receber a instalação do giroflex e do sistema de sirenes. Como muitas das empresas que fazem esse serviço entram em recesso no final do ano, acreditamos que eles estejam em uso a partir das primeiras semanas de janeiro – afirmou a comandante da Guarda. As novas viaturas também são locadas pelo valor mensal de R$ 200 por veículo.
Além da renovação da frota, a instituição deve ter mais profissionais para atender às demandas da cidade nos próximos meses. Ainda conforme as informações de Maryanne Mattos, os excedentes do último concurso público elaborado pela prefeitura devem ser chamados. Após a convocação, eles passarão pela capacitação para trabalhar nas ruas da cidade.
– A ideia é que eles já estejam disponíveis para atuar na próxima temporada de verão (2019/2020) – disse a comandante.
Continua depois da publicidade
Para a temporada deste ano a intenção é reforçar a fiscalização das vias públicas, aumentando a quantidade de blitze realizadas pelos agentes e reforçando a fiscalização de ambulantes no Centro e regiões balneárias da cidade.
Hoje a GMF tem 162 agentes divididos em três turnos de trabalho – manhã, tarde e noite/madrugada. Eles trabalham oito horas por dia, e o expediente do órgão vai das 6h às 3h. Nos finais de semana e feriados há um horário especial de trabalho, e quando há grandes eventos ou atividades extraordinárias, uma escala diferenciada é elaborada.
A secretaria de Segurança Pública não informou quantas vagas para excedentes serão abertas.