A Guarda Municipal de Florianópolis vai passar a contar com um importante suporte na segurança da população, que estará disponível em mãos, direto de um smartphone: é o acesso à base de dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que contém informações de ocorrências atendidas e a ficha de antecedentes do cidadão.

Continua depois da publicidade

Leia notícias de Polícia da Grande Florianópolis

Através desse sistema, é possível gerar relatórios e estatísticas com base em dados confiáveis e em tempo real para a tomada de decisões. Esse acesso a informações deve-se a um termo de cooperação entre Governo do Estado e Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão firmado nesta terça-feira, dia 1º, em reunião na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O subcomandante da Guarda Municipal, Alex Silveira, destacou que o sistema trará facilidade na rotina operacional da corporação.

Continua depois da publicidade

– Ter esse tipo de informação em mãos, e em tempo real, é muito importante. Conseguiremos consultar o número e o tipo de crimes mais frequentes em cada área e, assim, otimizar o trabalho, remanejando e aumentando o número de guardas e viaturas nos locais que tenham mais necessidade – explica.

Cerca de cem guardas municipais receberão nos próximos dias um login e senha próprios, para o controle do acesso, e poderão conectar-se ao sistema através do computador ou por um aplicativo de celular, também em modo offline.