A Guarda Municipal atendeu 316 ocorrências durante a operação de fiscalização das restrições no fim de semana em Florianópolis. Muitos casos, no entanto, envolveram ações preventivas. Em entrevista do Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o comandante do órgão disse que mais uma vez o efetivo foi reforçado no sábado e no domingo. Segundo Ivan Couto, a estratégia foi intensificar o monitoramento em bares e restaurantes por conta do feriado prolongado.

Continua depois da publicidade

— A gente percebeu que a rede hoteleira operou no limite de 50% da capacidade, mas tivemos muitas pessoas vindas de outras cidades, já que Florianópolis é uma cidade turística. Então adotamos as ações preventivas nas orlas e vias gastronômicas, como Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa, alertando os proprietários que a Guarda faria essa fiscalização — explicou Couto.

Esse foi o primeiro fim de semana com ampliação no horário de funcionamento de bares e restaurantes em Florianópolis. Além disso, estabelecimentos também foram autorizados a colocar cadeiras na faixa de areia das praias. 

Mesmo com alguns casos de exagero diante das flexibilizações, Ivan Couto avalia como positivo o resultado das ações na Capital.

— Algumas situações destoam, mas no contexto geral tivemos um resultado positivo. E se se olharmos para outras capitais, não tem nem como comparar. Florianópolis tem um comportamento muito melhor — avalia Couto.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Alguns dos flagrantes no fim de semana em Florianópolis ocorreram no mirante da Lagoa da Conceição. Imagens exibidas na manhã desta segunda-feira no Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, mostraram pontos de aglomeração, inclusive com pessoas sem máscaras.

A Guarda Municipal reforça que o telefone 153 é para situações de emergência. De qualquer forma, o número também pode ser usado para denúncias de casos de desrespeito aos decretos contra pandemia na Capital.

Leia mais:

Cena curiosa na noite de Floripa repercute em rede social; saiba o que ocorreu

Saiba o que esperar da chuva e da temperatura em setembro em Santa Catarina

Catarinense registra filmagens da última temporada da série La Casa de Papel; veja