A praia da Guarda do Embaú terá um destaque ainda maior no cenário internacional do surfe daqui pra frente. A comunidade conquistou finalmente, nesta quinta-feira (01), o título de Reserva Mundial do Surfe, após três anos de campanha. A paradisíaca praia catarinense é a primeira brasileira a receber esta distinção e irá se juntar a outras oito mundo afora.

Continua depois da publicidade

— Este ano, recebemos uma documentação de qualidade extraordinária da Guarda do Embaú. Estava claro que se tratava de uma comunidade com um profundo compromisso com seu legado de surfe, uma forte conexão com seu ambiente e a capacidade de utilizar a nomeação de Reserva Mundial de Surfe para a proteção de longo prazo de seus recursos costeiros — disse Nik Strong-Cvetich, diretor executivo da Save The Waves Coalition, entidade norte-americana que concede o título.

Relembre aqui a campanha ou no vídeo abaixo

Guarda do Embaú aguarda título de única Reserva Mundial do Surfe no Brasil

Continua depois da publicidade

— A gente está muito contente e na expectativa de que possa, diante desse título, promover ações e ajudar a guarda no desenvolvimento sustentável daqui. Vamos criar um plano de manejo para preservar e proteger nosso litoral — garante.

A Save The Waves Coalition destacou ainda que a Guarda era a casa do surfista Ricardo dos Santos e afirma que o surfe se tornou o segundo esporte mais popular do país, atrás apenas do futebol.

Kito (de óculos de grau) foi uma das lideranças na campanha da Guarda do Embaú
Kito (de óculos de grau) foi uma das lideranças na campanha da Guarda do Embaú (Foto: Marco Favero / Agencia RBS)

“Lar da recente lenda brasileira do surfe, Ricardo Dos Santos, a aprovação da Guarda do Embaú tem importância nacional. A crescente indústria de surfe do Brasil e o domínio na turnê de surf profissional tornaram o país o segundo esporte mais popular depois do futebol. A aprovação da World Surfing Reserve tem a promessa de aproveitar o amor do Brasil pelo esporte por um compromisso mais profundo com o ativismo costeiro e proteção entre o mundo do surf brasileiro e os políticos” escreveu a entidade.

Continua depois da publicidade

As reservas mundiais de surfe são uma iniciativa lançada pela Save The Waves Coalition em 2009 em conjunto com a National Surfing Reserves Austrália e demais parceiros. As praias que já receberam a distinção são: Malibu e Santa Cruz (Califórnia); Ericeira (Portugal); Costa de Ouro e Manly Beach (Austrália); Huanchaco (Peru); Bahia de Todos Santos (México); e Punta de Lobos (Chile).