Agentes da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) vão poder utilizar patinetes de um serviço de aluguel existente na cidade para deslocamentos e rondas durante o serviço. A primeira região atendida pelo projeto é a das ruas Hercílio Luz e Avenida Beira-Rio, no Centro, mas outros pontos da cidade também podem receber a iniciativa futuramente.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

No total, 250 patinetes estão espalhados em 60 pontos da cidade e poderão ser usados por agentes da Guarda Municipal e da Codetran. O uso dos equipamentos não terá custo, já que é fruto de uma parceria do município com a empresa responsável pelo serviço de aluguel dos veículos de micromobilidade.

A novidade foi anunciada esta semana em um vídeo nas redes sociais. O primeiro dia de uso dos agentes da Codetran ocorreu nesta quinta-feira (11), em caráter de teste. A Guarda Municipal começa a utlizar na segunda-feira (15).

Segundo o coordenador da Codetran, Michel Duarte, os patinetes vão ajudar especialmente na fiscalização em locais com fluxo intenso de pedestres e onde o acesso de veículos é proibido, caso da Rua Hercílio Luz, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Veja imagens dos agentes de Itajaí com uso de patinetes

— Hoje (quinta-feira) foi feito um “piloto” e o feedback foi bastante positivo por parte de comerciantes, por ter agentes circulando em frente aos estabelecimentos, com um veículo do porte adequado para o local em vez da viatura — explicou.

O coordenador destacou o apelo ecológico dos patinetes, que não geram emissão de dióxido de carbono (CO2), e a agilidade para os agentes como os principais ganhos dos patinetes nos deslocamentos dos agentes.

— É uma possibilidade de responder mais rápido a demandas como a fiscalização de carga e descarga e também no campo da segurança pública, por parte da Guarda Municipal, com ocorrências e algum crime em situação de flagrante — completa o coordenador da Codetran.

Continua depois da publicidade

Leia também

Crise no Porto de Itajaí causa prejuízo em cascata para importação e exportação em SC

Chuva volumosa pode superar 350 mm e deixa SC em alerta para o risco de alagamentos

Projeto de prédio para praia agreste em Balneário Camboriú ganha prêmio internacional